Psic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPOSIÇAO CORPORAL:

O nosso corpo é composto por, átomos, moléculas,células ( massa e espaço) e por tecidos. Nas células, temos a massa gorda e massa magra. A massa magra é constituida pelos músculos, osso, pele e órgãos sólidos. A Massa gorda que são denominados assipócitos, têm como função manter o calor corporal, pois é isolante,e permite-nos também de nos protegermos de impactos etraumatismos. A gordura é uma reserva de energias e de vitaminas lipossulóveis. Esta massa gorda vai aculmular-se nos tecidos adiposos, configurando.nos assim uma morfologia corporal. A massa gorda na mulher é superior ao do homem, pois tem mais de 35% e o homem 30%, ela localiza-se principalmente nas vísceras e na região subcutânea. Se tivermos demasiada massa gorda, podemos desenvolver doenças, taiscomo a hipertensão, diabetes, dislipidémia e aterosclerose, no caso contrário se não tivermos o suficiente, podemos sofrer de subnutriçao ( anemia – falta de ferro, hemoglobinas).

Como é que se faz a avaliação da obesidade?

Primeiro quando um paciente entra e ao “olho” vê-se que tem uma morfologia corporal larga, mas obviamente que essa avaliação não é fiel e precisa. Como tal devemosbazear-nos na determinação de risco de vida ou não para a pessoa. Para isso vamos calcular, determinar qual é ou deveria ser o peso normal da pessoa ( ou seja um peso associado a menores mortalidade e morbidade- comparando a altura, peso, sexo e idade). Pegando nesse peso vamos analisar se é superior a 20 % do peso normal estabelecido é considerado excesso de peso, e se for maior que 20% do normalestabelecido então é considerado obesidade.

A avaliação da obesidade, faz-se de 3 métodos diferentes:

O primeiro é directo e consiste na dissecção do cadáver. Este método permitiu a Benhke de desenvolver o seu modelo terórico, no qual compara o idade, o sexo, o peso, a gordura total, a gordura de reserva, a gordura essencial, o músculo, o osso, e os restantes. Só com uma pessoa morta é que sepode obter esses dados.
Os métodos indirectos, são físico-químicos, imagem, densitometria e plestimografia. A imagem, divide-se em 4 técnicas, a radiografia, que consiste em medir a espessura da camada de gordura e músculo. A tomografia computarizada, consiste numa emissão de raio x através de tecidos de densidade diferente. A resssonância magnética, consiste na emissão de radiaçãoelectromagnética que vai excitar os núcleos de hidrogénio da água e dos lípidos. Por fim é a absortometria com raiox de energia dupla, essa técnica é parecida às anteriores, a úncia diferença é que a radiação será feita com duas fontes (isótopos), esta é feita ao detectar uma cintilação ao passar com o scanner. Esta técnica serve para medir a massa de músculo de gordura e de mineral ósseo. Esta técnica é cara masapresenta uma percentagem de erro inferior a 2% e é muito rápido (12 minutos sem preparação necessária). A densitometria, é um método que consiste numa pesagem hidrostática da pessoa. Ou seja, o indivíduo é submetido à pesagem em imersão completa na àgua , no qual o seu volume corporal será a diferença entre o seu peso real (Pr) e o seu peso em imersão (Pi), divido pela densidade da água. Estatécnica é pouco fiel, tendo em conta que os componentes separados são adicionáveis e há uma constância dos constituintes, só varia a quantidade de gordura. A plestimografia, é parecida com a densitometria, só que a pesagem é aerostática, ou seja o volume corporal é estimado através do deslocamento do ar. Esta técnica é simples e rápida mas é cara e necessita de vigia da temperatura e hidratação dapessoa.

Os métodos duplamente indirectos são: condutividade eléctrica

Impedância bioeléctrica, que consiste no uso de uma corrente de pouca voltagem. Esta técnica vai medir a resistência da gordura à corrente, ou seja se o indivíduo for muito gordo,então a sua massa gorda vai bloquear muita corrente e pouca conseguirá passar. Pois a gordura é isolante. Esta técnica é simples, rápida e...
tracking img