Psic geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA GERAL
Manual: UA – Amâncio da Costa Pinto

Leonor Silva
Out. 2009
Psicologia: Introdução Geral

Todos os dias aplicamos as nossas noções de psicologia quando observamos e tentamos interpretar os vários comportamentos adoptados pelos indivíduos que vivem connosco em sociedade, de forma a podermos com eles estabelecer laços sociais. Concluímos no entanto que o conhecimentopsicológico que possuímos sobre nós e os outros parece ser paradoxal, já que, por um lado permite-nos a adaptação às pessoas e ao meio (sem esses laços a espécie humana teria já sido extinta), por outro, constatamos que o que sabemos é tão limitado, que é uma sorte termos chegado onde chegámos.

1.1 Definição e âmbito da psicologia
A psicologia é o estudo científico do comportamento e da mente emtermos de organização e diversidade e tem por objectivo descobrir leis e regularidades entre fenómenos (à semelhança das ciências físicas e biológicas) formulando modelos e teorias consistentes para compreender, explicar e prever fenómenos humanos. Ao contrário da Psicologia enquanto ciência, a Psicologia Popular ou de Senso Comum apresenta um corpo de saberes praticamente imutável ao longo dos tempos.A psicologia científica e a do senso comum podem ter aspectos comuns em termos de conteúdo, mas são saberes de natureza diferente, em termos de pesquisa de dados, organização do saber, previsão e controlo da acção. O saber do Senso Comum é contraditório nas suas afirmações, sem consistência, com fronteiras mal definidas, sem capacidade preditiva.

Qual o âmbito da psicologia científica?Dando-se como exemplo a investigação sobre o comportamento de ira ou cólera, o objecto da psicologia é analisado sob as seguintes perspectivas: Biológica: activação de circuitos neuronais do cérebro; lesões cerebrais provocadas pelo parto; alterações cromossomáticas ou genéticas e presença ou ausência de certo nível hormonal no organismo.
Comportamental: gestos e expressões faciais.
Cognitiva:experiências passadas, o modo como o indivíduo as organiza, representa e manifesta; a forma como tais vivências afectam a maneira de pensar e raciocinar em situações específicas.
Sócio-cultural: pertença a grupos sociais, meio residencial, contextos em que há ou não público (os acessos de ira são raros na ausência de público).
Psicanalítica: conflitos parentais não resolvidos na infância; traumatismos denatureza sexual reprimidos pela pessoa para evitar a ansiedade daí resultante, podendo irromper inesperadamente. Fenomenológica: história de vida da pessoa tendo em atenção os ultrajes e afrontas vividos; a imagem que tem de si própria e o controlo que julga ter sobre as situações.
Tratando-se de um fenómeno comportamental e social de enorme complexidade, a ira está associada a guerras,violência e agressões entre pessoas, grupos e nações. É um fenómeno estudado desde a antiguidade clássica por filósofos, como foi o caso de Aristóteles na obra “Ética a Nicómaco” e Séneca em “De Ira”.


1.2 Marcos da História da Psicologia
A psicologia, cientificamente falando, é uma construção cultural europeia. Surgiu e desenvolveu-se na Europa, onde se verificaram, nos finais do séc. XIX e naprimeira metade do séc. XX contribuições notáveis:

Na Alemanha:
Wundt: fundou em 1879 o primeiro laboratório de psicologia experimental, possibilitando assim a autonomização da psicologia como ciência.
Ebbinghaus: realizou estudos experimentais sobre memória e esquecimento. Afirmou que a psicologia tinha um longo passado (motivado por questões no âmbito da relação mente/corpo, consciência e outras,advirem já de filósofos gregos da antiguidade), mas uma curta história (oficialmente remonta a 1879 com o primeiro laboratório de psicologia experimental de Wundt).

Na Áustria:
Freud: atribuiu ao inconsciente um papel fundamental na origem das desordens do comportamento e propôs a psicanálise como método de tratamento.

Na Rússia:
Pavlov: fez descobertas no domínio do condicionamento...
tracking img