Psi juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
co * O que é Psicologia Jurídica?
A psicologia jurídica, é uma vertente de estudo da Psicologia, consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito,principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócio-jurídicos dos crimes e quanto a personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjetivos.

* O que são representações sociais?
Sãosaberes coletivos
Compartilhados por um grupo de sujeitos
Têm a função de estruturar o mundo ao redor
De tornar familiar o que era desconhecido
São teorias sobre a realidade
Possuem uma funçãoconstrutiva da realidade
São redes de significações

* Como se formou o Direito?
Representações Sociais estão na base da formulação das regras, das LEIS, do DIREITO e das políticas sociais.
A vidaem sociedade e as conseqüentes inter-relações pessoais, exigem a formulação de regras de conduta que disciplinem a interação entre as pessoas, com o objetivo de alcançar o bem comum e a paz dasorganizações sociais. É a regulamentação das condutas dos indivíduos em permitidas ou proibidas, ou seja, regulamentação de ações. É importante classificar o entendimento de que normas, regras e sociedadenão são possíveis sem o Homem, porque é o Ser Humano quem faz o Direito e é para ele que o Direito é feito.
As regras surgem das crenças. Direito pega hábitos e costumes e transforma em regra.* De que forma os padrões sócio-historicos do Direito se relacionam com a Psicologia?
A base do Direito, assim como a base da psicologia está nas representações sociais. Direito e psicologia possuemum destino comum: ambos tratam do comportamento humano.

* O que é CRIME?
O crime depende das instituições e das representações sociais de uma determinada sociedade. Crime é uma construçãosocial. A noção de crime vai variar entre sociedades. Se definimos crime, o criminoso também vai ser carimbado pela sociedade como fora dos padrões.

* Quais são as diferenças entre a psicologia...
tracking img