Pseudoaneurisma e aneurisma verdadeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aneurisma ventricular é uma dilatação de uma parte do ventrículo esquerdo resultante da cicatrização da perda da musculatura conseqüente à um infarto do miocárdio ou miocardite infecciosa. Atualmentea principal causa formadora de aneurisma do ventrículo é o infarto do miocárdio, que destrói parte da parede ventricular levando a cicatrização por tecido fibroso. Algumas décadas atrás a famigeradadoença de Chagas causava a formação de um afilamento da ponta do coração, o chamado aneurisma de ponta, cuja causa ainda permanece desconhecida, existindo a hipótese de disfunção adrenérgica.

Oaneurisma ventricular pós-infarto isolado é complicação mecânica relativamente freqüente, com incidência entre 10 e 15% dos casos de infarto. O aneurisma provoca uma movimentação paradoxal da paredeventricular durante a sístole, devido à pressão sistólica sobre o segmento miocárdico não contrátil. O distúrbio hemodinâmico e decorrente da impulsão sangüínea para dentro do saco aneurismático durante asístole, e retorno parcial do volume sangüíneo para dentro da cavidade ventricular durante a diástole. Funciona como numa bexiga, quando apertamos de um lado ela se expande para o outro.


Osaneurismas nas regiões  anteriores ou antero-apicais do coração, como o ilustrado na figura, são usualmente secundários a oclusão da artéria descendente anterior, e os situados nas paredes posteriores oudiafragmáticas a oclusão da artéria coronária direita ou circunflexa, sendo estes menos comuns devido as forcas compressoras do diafragma e a alta incidência de infarto anterior.


O aneurisma podecausar baixo débito cardíaco provocando insuficiência cardíaca, com falta de ar, hipotensão arterial e congestão pulmonar. Pode também, causar graves arritmias ventriculares (extrassístolesventriculares e taquicardia ventricular) com graves conseqüências. Outro sintoma preocupante decorre da formação de trombos no interior dos aneurismas, que pode provocar embolias arteriais para o corpo e...
tracking img