Pse programa saude na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSE (Programa Saúde na Escola)
Conceito 1:
O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas. O programa está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições desaúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Tambémneste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais 
O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. Essa etapa está sob a responsabilidade da Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, em interface com os Núcleos de Teles saúde, do Ministério da Saúde, eobserva os temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos territórios do PSE. O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas. A primeira é a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contempla, além de outros, todos os itens da avaliação dascondições de saúde e perfil socioeconômico das escolas públicas e privadas nas 27 capitais brasileiras. O resultado dessa pesquisa servirá para que as escolas e as equipes de saúde tenham parâmetro para a avaliação da comunidade estudantil. A segunda pesquisa será o Encarte Saúde no Censo Escolar (Censo da Educação Básica), elaborado e aplicado no contexto do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas(SPE) desde 2005. Essa sondagem consiste em cinco questões ligadas mais diretamente ao tema DST/AIDS.
Conceito 2:
O Programa Saúde na Escola (PSE), é um projeto do Ministério da Saúde em Parceria com o Ministério da Educação, apoiado pela UNESCO, UNICEF E UNFPA. O presente documento visa a nortear a implantação e a implementação do projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”, nos níveis federal,estadual e municipal, tendo como objetivo central a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, visando a reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens a doenças sexualmente transmissíveis (DST), a infecção pelo HIV, AIDS e a gravidez não planejada, por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde .
O êxito das escolas e a consolidaçãode políticas publicas de prevenção de doenças e agravos e a promoção á saúde nas escolas, em projeto planejado e participativo dependem do compromisso de gestores, profissionais de saúde e educação e da participação ativa dos estudantes e de toda comunidade escolar, resgatando-se a história e as singularidades da realidade local .
O PSE tem como objetivo também, contribuir para a formaçãointegral de estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção a saúde, co m vista ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens na rede publica de ensino como: má alimentação, falta de higiene corporal e bucal, combate aos parasitas (piolhos, carrapatos, pulgas etc.),anemia, alergias, gripes e resfriados, desmaios e convulsões, einfecções. Há também as campanhas de vacinação para a prevenção, palestras sobre trabalho infantil, maus tratos, bullyng, drogas, gravidez, DST, e transito. O publico beneficiário são os alunos da educação básica (fundamental e médio) rede federal de educação profissional e tecnológica e do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A escola é a área privilegiada desse encontro de educação com saúde : espaço...
tracking img