Pscopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicopatologias



























Campinas - SP
2012




O QUE É PSICOPATOLOGIA?





É o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental – suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas demanifestação, em uma forma mais ampla pode ser definida como o conhecimento referente ao adoecimento mental do ser humano.


A psicopatologia é, pois, uma ciência autônoma, e não um prolongamento da neurologia e psicologia.

“Os fenômenos psíquicos são patológicos apenas quando a sua existência está condicionada por patologia corporal.” Kurt Scheneider.DEPRESSÃO PÓS-PARTO

Existem duas formas de depressão no pós-parto, uma mais leve e mais comum chamada pelos americanos de "Blues Postpartum", ainda sem tradução para o português e a outra chamada de depressão pós-parto. O "blues" é uma condição benigna que se inicia nos primeiros dias após o parto (dois a cinco dias), dura de alguns dias a poucas semanas, é de intensidade leve nãorequerendo em geral uso de medicações, pois é auto-limitada e cede espontaneamente. Caracteriza-se basicamente pelo sentimento de tristeza e o choro fácil que não impedem a realização das tarefas de mãe. Aproximadamente 70% das mulheres são acometidas pelo "blues" no pós-parto. Provavelmente devido a seu caráter benigno não tem sido uma condição estudada. A depressão pós-parto, atinge 10% das mulheres,é uma depressão propriamente dita; recebe essa classificação sempre que iniciada nos primeiros seis meses após parto. Sua manifestação clínica é igual a das depressões, ou seja, é prolongada e incapacitante requerendo o uso de antidepressivos. E menos de 1% desenvolve a chamada psicose puerperal, quando a mulher tem alucinações e pode chegar ao extremo de matar o próprio filho.

CASO VERÍDICO DEDEPRESSÃO POS-PARTO

A escriturária Rosane, 22 anos, passou pelo problema há três anos, e quase cometeu um crime com sua pequena filha. Algo que até hoje, a “arrepia” quando lembra.

Relato de Rosane: “Pegava a menina, olhava pra ela e tinha vontade de jogar aquele embrulhinho na parede. Um dia estava me preparando para fazer isso quando o Marcelo (marido) entrou no quarto e atomou das minhas mãos. Em seguida me levou para o hospital, onde, finalmente, diagnosticaram que, o que eu vinha sentido, era depressão. Na época, ninguém em casa entendia. Mas eu sentia uma vontade incrível de morrer e matar. Só que não conseguia explicar para as pessoas. Eu me calava ou chorava.”

Há casos também entre algumas famosas que assumiram que tiveram depressão pós-parto entre elasestão: Brooke Shields, Courtney Cox e Luiza Tomé.








PERSONALIDADE PSICOPÁTICA OU SOCIOPÁTICA



Psicopatas são pessoas cujo tipo de conduta chama fortemente a atenção e que não se podem qualificar de loucos nem débeis; elas estão num campo intermediário. São indivíduos que se separam do grosso da população em termos de comportamento, conduta moral e ética. Com relação aosistema o psicopáta pode manifestar três tipos de conduta; conduta normal: é a parte teatral adaptada ao padrão de comportamento normal e desejável; conduta psicopática: é a inevitável manifestação de suas condutas psicopáticas, as quais mais cedo ou mais tarde, obrigatoriamente se farão sentir; e rompante (surto) psicopático: quando diante de grande instabilidade emocional e explosiva tensãointerna, o psicopata trata de equilibrar-se através do rito psicopático, grupo de condutas repetitivas, constituindo o padrão psicopático. As principais características de um psicopata são: charme, inteligência, ausência de culpa, espírito sonhador, habilidade para mentir, egoísmo, frieza e parasitismo.

CASO VERÍDICO DE PSICOPATIA OU SOCIOPATIA

Uma adolescente de 15 anos é acusada de...
tracking img