pscologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 
Psicologia da saúde x psicologia hospitalar: definições e possibilidades de inserção profissional
 
Health Psychology x hospital psychology: definitions and insertion of professional possibilities
 
 
Elisa Kern de CastroI, *; Ellen BornholdtII, **
I Universidad Autónoma de Madrid 
II Universidad Del Salvador
Endereço para correspondência
 
 

RESUMO
No presente trabalho,apresentamos a definição de Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar, esta última como especialidade exclusivamente brasileira. Refletimos, também, sobre a formação acadêmica, o mercado de trabalho e a realidade da saúde no País. Consideramos que existem incongruências entre a formação de base, a nossa realidade social e a inserção de psicólogos no ramo da saúde. Discutimos a inclusão da PsicologiaHospitalar na Psicologia da Saúde, área ampla que utiliza os conhecimentos das Ciências Biomédicas, Psicologia Clínica e Psicologia Comunitária para intervir em distintos contextos no âmbito sanitário.
Palavras-chave: Psicologia hospitalar, Psicologia da saúde, Formação profissional, Mercado de trabalho, Realidade social brasileira.

ABSTRACT
In the present article the authors present the HealthPsychology and the Hospital Psychology definition, the last one as an exclusive Brazilian specialization. Moreover, we reflect about the academic studies, the work market and the Brazilian health reality. We found some incongruence among the career studies, the social reality and the psychologists’ work in the health field. We discuss the Hospital Psychology incorporation in the HealthPsychology area, which uses the Biomedical, Clinical and Community knowledge to intervene in different health contexts.
Keywords: Hospital psychology, Health Psychology, Professional studies, Work market, Brazilian social reality.

 
 
O questionamento sobre Psicologia Hospitalar x Psicologia da Saúde começou com a experiência do doutorado no exterior, onde descobrimos, surpreendidas, que a tãodifundida especialização na Psicologia, denominada no Brasil de Hospitalar, é inexistente em outros países. A aproximação ao que seria no Brasil a Psicologia Hospitalar é denominada Psicologia da Saúde em outros países. Entretanto, esses dois conceitos não são equivalentes, em primeiro lugar, pelo próprio significado de tais termos – saúde e hospital. Enquanto saúde se refere a um conceito complexorelativo às funções orgânicas, físicas e mentais (WHO, 2003), hospital diz respeito a uma instituição concreta onde se tratam doentes, internados ou não. Assim, o próprio significado da palavra saúde leva-nos a refletir sobre a prática profissional centrada na intervenção primária, secundária e terciária1 . Já quando nos referimos ao hospital, automaticamente, pensamos em algum tipo de doença jáinstalada, só sendo possível a intervenção secundária e terciária para prevenir seus efeitos adversos, sejam eles físicos, emocionais ou sociais.
Essas diferenças fizeram-nos refletir sobre a nossa própria formação e prática profissional, o que fez surgir algumas perguntas:
• O que é, afinal, Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar? Existem diferenças?
• Qual a origem desses dois conceitos?
• Aformação básica universitária e a pós-graduação preparam o psicólogo para a atuação nessas áreas?
• A nossa formação é condizente com a demanda e as necessidades do País na área da saúde?
• O mercado de trabalho consegue absorver esses profissionais?
A partir dessas perguntas, no decorrer do trabalho, buscamos aporte teórico como base para refletir sobre cada questionamento proposto .
 
O queé Psicologia da Saúde
A Psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença (APA, 2003). Na pesquisa contemporânea e no ambiente médico, os psicólogos da saúde trabalham com diferentes profissionais sanitários, realizando pesquisas e promovendo a intervenção clínica. Complementar a essa definição, o Colégio...
tracking img