Pscicogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário do Capitulo 6: Teoria psicanalítica e Sua Aplicação nas Organizações

1. Como se desenvolveu a teoria psicanalítica?

A teoria psicanalítica foi desenvolvida pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud, formado em medicina, no fim do século XIX/início do século XX. Seu interesse inicial foi o estudo dos distúrbios mentais, sua compreensão e seu tratamento. Entretanto, elenão seguiu o caminho rígido e oficialmente traçado pelas ciências médicas da época, fundamentadas basicamente na biologia, na histologia e na filosofia. Na verdade, vários conceitos que ele adotou foram considerados, na época, acientíficos, metafísicos e mentalísticos.

2. Qual a função de cada uma das subdivisões da personalidade ( Id, Ego e superego)

O id é a parte mais obscura,inacessível e desorganizada da personalidade e o mais primitivo e mais velho dos sistemas mentais. Esse se limita à procura da satisfação dos desejos.
O ego é a parte organizada da personalidade. É o executivo, envolvendo todas as funções denominadas especificamente psicológicas: percepção, aprendizagem, memória e raciocínio. Esse está numa relação de dependência em relação àsreivindicações do id e as exigências da realidade. Embora se situe como mediador encarregado aos interesses da totalidade da pessoa, sua autonomia é totalmente relativa.
Para Freud, o “ego tem prazer na defesa”,” em todas as ocasiões verdadeiramente sérias ele volta atrás reencontra seus objetivos e prossegue sua resistência”. O ego tenta tornar o id dócil ao mundo. Sua primeira função é proteger avida do indivíduo contra os perigos que surgem no mundo externo.
O superego representa a moralidade, reflete os padrões da sociedade em que a criança é educada e é a última subdivisão da personalidade a ser formada. Esse luta pela perfeição: é o ego ideal. O ego ideal estabelece os padrões da conduta ética, enquanto a consciência age na função de um juiz, que impõe punições para as infraçõesdos padrões estabelecidos.

3. Quais os pressupostos básicos da teoria psicanalítica?

O corpo é a fonte básica de toda experiência mental.
Nada ocorre ao acaso: há uma causa para cada pensamento, sentimento, memória ou ação.
O conteúdo da mente pode ter uma das três qualidades:
Consciente: Inclui tudo de que estamos cientes em um determinadomomento;
Pré-consciente: É uma parte do inconsciente que pode tornar-se consciente com facilidade. Ex: memória.
Inconsciente: pulsões + recalque
Pulsões: Elementos instintivos não acessíveis à consciência. São pressões que dirigem um organismo para fins particulares.
recalque: material psíquico censurado e reprimido

4. Quais as principais contribuições da teoria psicanalítica para acompreensão do comportamento humano na organização?
A teoria psicanalítica, por “conhecer” o ser humano, contribui a organização na parte de manipulação. Quem utiliza esse recurso é a parte da gerência, Criando programas de incentivo como; festas de confraternização com a presença de diretores e presidentes, viagens em hotéis de luxo, entre outros.
5. Quais as principaislimitações da teoria psicanalítica para explicar o comportamento humano na organização?

Quando essa farsa de manipulação é percebida pelos indivíduos, gera-se frustrações, podendo ser explicitadas de diferentes formas, como: desinteresse pelo trabalho, baixa produtividade com desestimularão, ou até mesmo, reações agressivas.
6. Qual a confusão que se faz ao relacionar necessidade e desejoem nível organizacional?

Tentar substituir os desejos dos indivíduos e satisfazê-los de acordo com as necessidades das organizações são uma tentativa impraticável.
Jamais poderão padronizar desejos, pois esses são individuais e inconscientes.
Em relação às necessidades individuais, esta facilita o controle, porém, impede o desenvolvimento...
tracking img