Psa relatório pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Aula pratica
Aluno/curso|
Tema | PSA |
Data | 11/05/2012 |
Professora ||

Introdução:
Antígeno prostático específico ou PSA é uma enzima (glicoproteína) com algumas características de marcador tumoral ideal, sendo utilizado para diagnóstico, monitorização e controle da evolução do carcinoma da próstata (ou câncer de próstata). Inicialmente, considerava-se que o PSA fosseespecífico de tecido prostático mas, a partir do emprego de metodologias mais sensíveis e da realização de estudos imuno-histoquímicos, ficou evidente a presença desta proteína em células de glândulas anais. Posteriormente, vários autores descreveram a presença de PSA em outros tecidos, tais como glândulas periuretrais, mamárias, salivares, pancreáticas e nos demais líquidos corporais além do soro,como leite, líquido amniótico e urina.
Teste do Psa
O antigénio prostático específico (PSA) é uma proteína produzida pelas células da glândula prostática. O teste de PSA mede os níveis de PSA no sangue. Como o PSA é produzido pelo corpo e pode ser usado para detectar doenças, é chamado de marcador biológico ou marcador tumoral. É normal haver baixos níveis de PSA no sangue. Contudo, o cancro dapróstata ou condições benignas (não cancerosas) podem aumentar os níveis de PSA. Com o aumento da idade, tanto as condições benignas como cancro da próstata tornam-se mais frequentes. As mais comuns condições benignas da próstata são prostites (inflamação da próstata) e hiperplasia benigna da próstata (aumento da próstata). Não há provas de que a prostite ou a hiperplasia benigna da próstatacausem cancro mas é possível para o homem ter ambas situações e desenvolver cancro da próstata. Níveis isolados de PSA não dão ao médico informação suficiente para distinguir entre condições benignas da próstata e cancro. Contudo, o médico toma em conta os resultados do teste do PSA para procurar outros sinais de cancro da próstata.

Niveis de PSA
Os resultados do teste de PSA referem o nível dePSA detectado no sangue. Os resultados são referidos em nanograma por mililitro (ng/ml) no sangue. As referências são as seguintes:
•0 a 2,5 ng/ml é considerado um valor baixo
•2.6 a 9,9 ng/ml é considerado um valor ligeiro a moderado
•10 a 19,9 ng/ml é considerado um valor moderadamente elevado
•20 ng/ml ou mais é considerado um valor significativamente elevado
Não há um valor específico parase dizer que um nível de PSA é normal ou anormal. Contudo, quanto maior o nível de PSA, maior é a probabilidade de cancro estar presente. Vários factores podem causar a flutuação de níveis de PSA. Quando os níveis de PSA sobem com o tempo, outros testes poderão ser necessários.
Resultados
Há quatro resultados possíveis para um teste de PSA:
1.O valor de PSA é normal e não está presente ocancro da próstata (verdadeiro negativo)
2.O valor de PSA é elevado e está presente o cancro da próstata (verdadeiro positivo)
3.O valor de PSA é elevado e não está presente o cancro da próstata (falso positivo)
4.O valor de PSA é normal e está presente o cancro da próstata (falso negativo)
Por isso, acusar positivo não significa necessariamente a presença de cancro da próstata. O doente devediscutir o valor elevado de PSA com o seu médico. Há várias razões para um nível elevado de PSA, incluindo cancro da próstata, hipertrofia benigna da próstata, inflamação, infecção, idade e etnia. Se não há sintomas sugerentes de cancer, o médico pode recomendar a repetição do exame de toque retal e o teste de PSA regularmente para procurar qualquer alteração. Um teste à urina também pode ser usadopara detectar uma infecção urinária ou procurar sangue. Também podem ser recomendados testes de imagiologia, como ultrassons, raios X ou citoscopia. Uma cirurgia também pode ser recomendada se o problema for hiperplesia benigna da próstata ou uma infecção. Se há suspeita de cancro, uma biopsia é necessária para determinar se o cancro está na próstata. Durante a biopsia, amostras de tecido da...
tracking img