Ps da estratégia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS 5 PS DA ESTRATÉGIA:

De acordo com Mintzberg, estratégia pode ser vista por diversos ângulos, e a organização dependendo do ponto de vista, possui todos. Mintzbergdefende a necessidade da definição mais completa do termo estratégia, baseado na complementaridade de cinco definições denominadas 5 Ps da estratégia, pelo qual pode-serealizar o diagnóstico e levantar o perfil estratégico de uma organização. As definições são:
Estratégia como Plano: através de um processo formal e deliberado, é estabelecidoobjetivos a serem atingidos e o planejamento ou o curso de ação para atingi-lo, possui forte caráter de análise e planejamento.
Estratégia como Padrão: Consiste nocomportamento tomado, na ação tomada pela a a organização perante determinada situação, é a forma como se porte, como toma realiza suas ações.
Estratégia como Posição: Definiçãoda organização sobre como irá atuar, em qual mercado ou segmento, a quem oferecer seus produtos e/ou serviços. Estratégia como Perspectiva: São valores, a cultura, o olharda empresa para a sociedade. Pode ser considerada como uma base para as outras visões de estratégia. Pois ela está intimamente ligada com o plano que a organizaçãoelabora, com as ações tomadas e também com o seu posicionamento de mercado.
Estratégia como Pretexto: Desdobramento da estratégia como Plano, porém o jogador não manifesta seuobjetivo real, trata-se de uma manobra com o objetivo de fazer com que os adversários acreditem na estratégia divulgada, colaborando com a estratégia efetiva da organização.REFERENCIAL:

MINTZBERG, H. & QUINN, J. B. O processo da estratégia. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman,
2001.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gia
tracking img