PRÁTICAS DE ENSINO E DE PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

6131 palavras 25 páginas
PRÁTICAS DE ENSINO E DE PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A
FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Marília Marques Mira – SME-Curitiba1
Área Temática: Formação de Professores
Resumo:
O texto aborda resultados de pesquisa realizada com supervisores de estágio no curso de Pedagogia, enfocando as práticas de ensino e de pesquisa efetivadas por estes profissionais. Fundamenta-se em autores como Sheibe
(2010), Aguiar et al (2006), Lüdke (2010), André (2001), Leite, Ghedin e Almeida (2008), Gisi, Martins e
Romanowski (2009), entre outros. Os resultados revelam que a maioria dos professores propõe a elaboração de planos de ação durante o estágio, a partir da caracterização das escolas, evidenciando o cuidado em atender às demandas do contexto. Porém, muitos desses planos não são colocados em prática, interferindo na qualidade das experiências vivenciadas e resultando em contribuições pouco efetivas para a formação do pedagogo. Destaca-se a importância das práticas de pesquisa efetivadas, porém, ainda se observa poucas pesquisas realizadas num processo de colaboração com as escolas. O movimento é mais forte, nos depoimentos, na direção das contribuições da universidade para com as escolas, não aparecendo, de forma explícita, o estágio como momento de aprendizagem também para a universidade.
Palavras-chave: Estágio supervisionado. Curso de Pedagogia. Formação do pedagogo.

Introdução

A formação dos professores e dos pedagogos tem sido objeto de pesquisas e debates desde a década de 1960, quando da institucionalização dos especialistas na organização do trabalho escolar. Essa formação sempre esteve vinculada a determinadas concepções de sociedade, determinados projetos culturais e educativos, ou seja, sempre com uma intencionalidade. Tais intencionalidades se expressam nos diferentes desenhos curriculares do curso de Pedagogia, os quais, por sua vez, são explicitados nos saberes e práticas desenvolvidos pelos professores formadores.
O objetivo desse artigo é analisar as práticas de ensino

Relacionados

  • gestao
    38515 palavras | 155 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas