Prática da actv. física no meio prisional

802 palavras 4 páginas
Sociologia (mód.2)
Interacção social – É um encontro social entre pelo menos dois indivíduos.
Grupo social - É um conjunto de pessoas que desenvolvem interacções, têm objectivos, tem continuidade no tempo, é um grupo organizado, estruturado, têm interesses e valores em comum . Ex: turma
Agregado social – É um conjunto de pessoas que estão juntas por acaso, não têm objectivos em comum, não existem regras, e não se perlonga no tempo. Ex: paragem de autocarro
Interacção formal- É quando comunicamos com alguém que não nos é próximo, e utilizamos um conjunto de normas e regras que regem toda a comunicação.
Interacção informal/ não formal – É quando comunicamos com alguém que nos é próximo, familiar, logo a interacção/comunicação não seguem normas nem regras.
Interacção focada/focalizada- É quando os indivíduos comunicam e estão frente a frente.
Interacção não focada/não focalizada- É quando os indivíduos estão no mesmo espaço, mas não estão a comunicar frente a frente.
Grupo de referência- São grupos de indivíduos com os quais nos identificamos e ambicionamos pertencer.
Grupo de pertença- São grupos em que estamos inseridos, devido ao local onde nascemos, onde vivemos, devido á família e aos papeis sociais que desempenhamos.
Socialização por antecipação- É quando conhecemos e assimilamos os conhecimentos do grupo a que queremos pertencer, assumindo as suas regras e normas como meus.
Estatuto- É o lugar que cada um de nós tem na estrutura social(forma que a sociedade esta organizada), e é a avaliação que a sociedade faz de nós. Inato- Nasce connosco; pertence desde que nascemos.
Adquirido/de realização-É aprendido; é o lugar que assumimos na sociedade, como consequência do nosso trabalho e empenho.
Processo de socialização- É um processo de aprendizagem social desde do nascimento ate á morte.
Socialização- É a transmissão de cultura, é um processo de aprendizagem de valores, regras e práticas dos grupos sociais.
Socialização primária – É

Relacionados