prposisao

1321 palavras 6 páginas
O que é uma proposição?
Trata-se de uma das noções mais fundamentais e importantes em Filosofia. Seu uso incorre nas várias áreas do saber filosófico, no entanto, é na lógica e mais especificamente no cálculo proposicional que sua evidência é maior.
Geralmente é o primeiro a ser ensinado a iniciantes em lógica matemática. O objetivo do cálculo proposicional é representar as proposições através de variáveis e abstrair da linguagem ordinária as propriedades de certos conectivos sentenciais.

Proposição não é o mesmo que “frase”. Uma frase tem um escopo mais amplo que o da proposição, exemplos de frases que não podem ser consideradas proposições são um pedido (“você pode me passar o sal?) uma ordem (Chame o gerente!) desejos (“Ah, quem dera ela me amasse!”) perguntas (“Quantos anos você tem?”) exclamativa ("Puta merda!")

A proposição é uma frase afirmativa ou negativa que exprime um sentido e “dá algo a entender” por si mesma. Em termos mais precisos, pode-se dizer que a proposição emite um juízo; afirma (ou nega) algo sobre alguma coisa; realiza uma ligação entre um sujeito e um predicado; predica algo de um sujeito.
Mas o ponto fundamental ao qual quero chegar é que com uma proposição ergue-se uma pretensão de verdade, isto é, somente uma proposição pode ser avaliada como verdadeira ou falsa.
O mesmo não pode ser feito com uma pergunta ou uma ordem:
“Qual o seu nome? Me diga seu nome!” certamente são frases, mas não podem ser avaliadas como verdadeiras, tampouco como falsas. Isso também acontece com um nome (em lógica, a palavra que designa um objeto): se alguém diz “Pedro.“, provavelmente você vai perguntar “Pedro o que? O que tem o Pedro?”, da mesma maneira, se alguém diz “Vaso.”, você se perguntaria o que se pretendia dizer com isso. Apesar de essas palavras possuírem significado independente, não se diz nada somente com elas, elas ainda não formam uma proposição. Toda proposição é verdadeira ou falsa.
Toda proposição possui um

Relacionados