Provas radiologia 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOÇÕES DE ANATOMIA
Tipos de dente e sua orientação na boca.
Um dente é identificado e descrito em função do tipo de dentição (primária ou secundária) e da sua posição na boca (proximidade com a linha mediana ou região anterior da boca).
 TIPOS DE DENTIÇÃO
O ser humano possui duas dentições: uma primária ou decídua e uma secundária ou permanente.
DENTIÇÃO PRIMÁRIA OU DECÍDUA (DE LEITE) -Geralmente composta por oito dentes incisivos, quatro dentes caninos e oito dentes molares, totalizando vinte dentes. Essa dentição tem início com a irrupção dos incisivos na faixa de 6 a 9 meses de idade, terminando com a irrupção dos molares na faixa de 1 a 2 anos de idade. A queda (substituição) dos dentes decíduos (primários) inicia-se com os incisivos na faixa de 6 a 8 anos de idade, terminandocom a substituição dos molares na faixa dos 9 a 12 anos de idade. Entre a dentição primária (decídua) e a secundária (permanente) existe a mista, composta por dentes decíduos e permanentes.
 DENTIÇÃO SECUNDÁRIA OU PERMANENTE - Geralmente composta por oito dentes incisivos, quatro dentes caninos, oito dentes pré-molares e doze dentes molares, totalizando trinta e dois dentes. Essa dentição teminício com a irrupção dos incisivos na faixa de 7 a 9 anos de idade, terminando com a irrupção dos segundos pré-molares e molares na faixa de 11 a 12 anos de idade. Os terceiros molares estão desaparecendo das arcadas. A sua irrupção depende de espaço, podendo ocorrer até 20 anos de idade. O que geralmente ocorre é que não se formam ou ficam inclusos. Na troca de dentição decídua (primária) para apermanente (secundária), os primeiros molares decíduos são trocados pelos primeiros pré-molares permanentes, e os segundos molares decíduos são trocados pelos segundos pré-molares permanentes. Podem ocorrer nas duas dentições a mais, denominados extranumerários, ou menos, denominados anodontia. A anodontia pode ser parcial ou total (ausência de todos os dentes.
NOMENCLATURA DOS DENTES
Os dentessão representados por números em função da sua posição na boca. A boca é dividida em quadrantes pelo plano sagital mediano, e maxila (superior) e mandíbula (inferior), da seguinte maneira: quadrantes superiores (direito e esquerdo) correspondem aos dentes da maxila, e quadrantes inferiores (direito e esquerdo) correspondem aos dentes da mandíbula (Fig. 20.1) Esse tipo de representação(quadrantes) pode ser feito pela Cruz de Radier (Fig. 20.2)
 
|
Fig. 20.1- Esquema da divisão da boa em quadrantes.
|
Fig. 20.2- Cruz de Radier
 
Termos de Relacionamento
O dente possui cinco faces: vestibular, lingual ou palatina, mesial, distal e oclusal. (Fig.20.3)
|
Fig. 20.3 - Faces de um dente.
1- Face mesial; 2- Face distal; 3- Face vestibular; 4- Face lingual ou palatal; 5- Faceoclusal; 6-Interproximal.
COMPOSIÇÃO DO DENTE.
|
O dente é composto por quatro partes distintas: esmalte, cemento, dentina e cavidade pulpar (Fig. 20.4).
- Esmalte- È a parte que recobre o dente na parte coronária; é a imagem mais radiopaca do dente;
-Cemento- È a parte que recobre o dente na parte radicular;
-Dentina- È a que fica abaixo do esmalte na parte coronária e abaixo docemento na radicular;
-Cavidade pulpar- Localizada mais internamente é onde estão localizados os nervos, artérias e veias que dão vitalidade ao dente. È a imagem mais radiotransparente do dente.
|
Anatomicamente, o dente pode ser dividico basicamente em três regiões: Coroa, Colo, Raiz (Fig.20.5)
- Coroa - È projetada a partir da gengiva;
- Colo - Localizado entre a coroa e a raiz;
- Raiz -Está fixada no alvéolo por uma membrana fibrosa, denominada membrana periodontal. A quantidade de raízes varia em função do tipo de dente.
- Os incisivos geralmente possuem um raiz;
- Os caninos podem se apresentar com uma ou duas raízes;
- Os pré-molares- podem se apresentar com uma ou duas raizes;
- Os 1ºs e 2ºs molares inferiores- Possuem três raizes: duas mesiais, e uma distal;
-Os...
tracking img