Provas piagetianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação de testes piagetianos nas fases pré-operacional e operacional concreta.


Professora Cassandra Arruda de Sousa Araújo
Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Goiânia 2011
Aplicação de testes piagetianos nas fases pré-operacional e operacional concreta.
Camila Mello Pandini Acipreste e Julia Cury de Rezende Bastos
Professora: Cassandra Arruda de Sousa Araújo
PontifíciaUniversidade Católica de Goiás

O objetivo deste trabalho reside em pôr em prática testes piagetianos, em uma tentativa de analisar e estudar as características de crianças das fases pré-operacional e operacional concreta. Vinculando, dessa forma, o conteúdo teórico estudado com a realidade apresentada.
A teoria de Jean Piaget, que é a referência deste trabalho, busca compreender o desenvolvimentodo ser humano. No entanto, ela se destaca de outras pelo seu caráter inovador quando introduz uma visão representada pela linha interacionista.
Nascido na Suíça, Jean Piaget (1896-1980) dedicou-se inicialmente aos estudos científicos relacionados com a natureza biológica, pesquisando sobre moluscos. Mais tarde, investigando a relação entre organismo e o meio, passa a estudar a natureza humana.Através da minuciosa observação de seus filhos e principalmente de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: o estágio sensório-motor, pré-operacional (pré-operatório), operatório concreto e operatório formal. Piaget influenciou a educação de maneira profunda. Para ele as crianças só podiamaprender o que estavam preparadas a assimilar. Aos professores, cabia aperfeiçoar o processo de descoberta dos alunos (Becker, 2010).
Piaget investigou a gênese psicológica das "estruturas do pensamento" nas diversas áreas do conhecimento científico com entrevistas que propunham problemas concretos e envolvem a possibilidade de a criança agir sobre os objetos. (Becker, 2010.)
Piagetdistinguiu quatro grandes estágios do desenvolvimento, o primeiro destes estágios transcorre no âmbito da motricidade; o segundo, na atividade representativa e o terceiro e o quarto no pensamento operatório. Embora, nos dois últimos estágios o desenvolvimento cognitivo transcorra no âmbito do pensamento operatório, a diferença entre eles é constatada pelo fato de que no terceiro, o pensamento operatórioainda esteja ligado ao concreto, enquanto que no quarto, este mesmo pensamento tem ligação ao abstrato e formal. Os quatro estágios foram denominados de sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Por sua vez, para um estudo mais detalhado, os estágios foram subdivididos em níveis. (Pádua, 2009)
Cada estágio representa uma qualidade desta inteligência. Os estágiossignificam, ainda, que existe uma seqüência e uma sucessão no desenvolvimento da inteligência e que esse desenvolvimento passa, necessariamente, por cada um destes estágios. (Pádua, 2009)
Segundo Assis (1993), para Piaget o estágio pré-operatório caracteriza-se pela interiorização dos esquemas de ação que foram construídos, anteriormente, no estágio sensório-motor. Essa interiorização dos esquemasde ação consiste na representação das ações manifestas da criança, ou seja, a inteligência de prática, favorável a resoluções de problemas por meio dos esquemas de ação, vai sendo substituída pela inteligência representativa, a qual implica a capacidade de representar um significado (objeto, acontecimento, etc) através de um significante diferenciado específico e apropriado para essarepresentação.
Wadsworth (1997), afirma que a capacidade de representação de objetos e eventos é o principal desenvolvimento do estágio pré-operacional. A linguagem é adquirida muito rapidamente entre as idades dos dois a quatro anos e o comportamento, na fase inicial do período, é predominantemente egocêntrico e não social. O pensamento ainda não é totalmente lógico, sob controle do imediato e perceptivo....
tracking img