Provas piagetianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo central deste trabalho é conhecer e aplicar as Provas Operatórias de Jean Piaget. Acredita-se que uma visão de conjunto das Provas e noções preliminares de sua aplicação, sejam fatores facilitadores para o entendimento de que não se faz uma prática competente sem fundamentá-la teoricamente.
Assim, com o objetivo de propiciar a aquisição de recursos para o entendimentodas Provas Operatórias tendo como referencial teórico Jean Piaget, propõe-se a seleção de algumas aplicações para serem refletidas e apresentadas, de forma sintética, objetiva e clara, mostrando a fundamentação da escolha, por determinadas Provas para a avaliação da idade mental comparada à idade cronológica da criança.
Os temas serão desenvolvidos sem a pretensão de esgotá-los, terão somente afinalidade, por meio da análise das possibilidades de material existente, dos pressupostos explícitos ou implícitos que fundamentam a ação psicopedagógica, sejam capazes de identificarem os elementos favoráveis ou desfavoráveis para um desempenho profissional, responsável, comprometido e de qualidade.
A criança por nós observada foi escolhida por apresentar uma real dificuldade no desempenhoescolar e pela disponibilidade dos responsáveis e da própria criança em nos auxiliar neste trabalho. Em conversa com a mãe da criança, obtivemos a informação de que,a criança estuda em escola publica municipal no período matutino, sendo que nas reuniões de pais e mestres, a professora costuma reclamar que a criança não tem atenção ao que está sendo explicado, conversa e brinca demais e por isso nãoconsegue realizar as atividades com a precisão que é esperada pela idade ( 7 anos e 9 meses). A criança apresenta dificuldades em todas as disciplinas e apenas consegue realizar a leitura de sílabas simples e ainda assim com dificuldade, decodifica as letras, mas não compreende o significado do que leu.
Por não possuir nenhum tipo de deficiência e não possuir ainda nenhum laudo comprovando algumDistúrbio de aprendizagem fizemos a escolha das provas a serem aplicadas com base na tabela por Idade.
Idades | Provas |
Até 6 anos | Conservação ( conjuntos discretos e quantidade de liquido) Classificação (dicotomia) e seriação |
6 e 7 anos | Conservação ( conjuntos discretos, quant. de líquido, matéria).Classificação (dicotomia, inclusão e intersecção de classes). Seriação. |
8 e 9 anos |Conservação (matéria, comprimento, líquido, peso) Classificação (inclusão e intersecção de classes). Seriação. |
10 e 12 anos | Conservação (comprimento, peso e volume).Classificação (inclusão e intersecção de Classes) |
12 em diante | Se tiver êxito na conservação de volume aplicar pensamento formal. |

Desta forma selecionamos: três provas de conservação (liquido, matéria e pequenosconjuntos discretos), uma de classificação (inclusão de classes) e uma de seriação ( seriação de palitos). As provas foram aplicadas, uma por cada integrante do grupo e observadas pelos demais. A criança mostrou se sentir a vontade e cooperativa com a situação. Em síntese, pudemos perceber que nas provas de conservação e classificação a criança apresentou uma performance abaixo do que é esperado para aidade dela, ficando entre os níveis I e II. Apenas na prova de seriação dos palitos obteve êxito, se enquadrando no nível III. A seguir as provas serão descritas em detalhes, por ordem de aplicação.

DESENVOLVIMENTO
Após as apresentações e uma breve conversa informal com a criança, demos inicio à aplicação das provas. A primeira foi a de conservação de matéria:
No primeiro momento, mostra-seo material que será usado para que a criança conheça o que estará usando e de maneira alguma tenha medo do que irá fazer. Pode começar com uma aparência de brincadeira mas deverá ser bem utilizado os recursos para a atividade em proposta.
Mostrei a massinha para criança e deixei que escolhesse a cor que quisesse pra utilizar na atividade, ele então escolheu duas preferidas. Pedi que formasse...
tracking img