Provas piagetianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APLICAÇÃO DE PROVAS PIAGETIANAS


APRESENTAÇÃO
O desenvolvimento humano segundo Piaget é um processo contínuo que começa com o nascimento e é dividido em quatro períodos amplos: Sensório motor (0 a 2anos), Pré Operacional (2 a 7 anos), Período das Operações Concretas (7 a 11 anos) e Período das Operações Formais (11 a 15 anos), onde a cada estágio a criança vai adquirindo novas habilidades,todas as elas atravessam os estágios na mesma ordem e não pulam estágios, no entanto, o ritmo pelo qual atravessam os estágios variam de criança para criança.
Com o objetivo de conhecer mais sobre as teorias piagetianas baseadas nos princípios de conservação de quantidade de substancia, aplicamos em 02 (duas) crianças com 04(quatro) e 07 (sete) anos provas piagetians onde pudemos conhecer pormeio das suas respostas e argumentos os caminhos percorridos para chegar às suas conclusões.

















BREVE RELIASE SOBRE AS TEORIAS PIAGETIANAS
O ser humano passa por diversas transformações no decorre da sua vida. Segundo a teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget, cada período de desenvolvimento da criança é caracterizado por aquilo que de melhor o individuoconsegue fazer nessa faixa etária.
1º período: Sensório-Motor (0 a 2 anos);
2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos);
3º período: Operações Concretas (7 a 12 anos);
4º período: Operações Formais (11 ou 12 anos em diante)
No período sensório-motor, a criança normalmente se utiliza de reflexos que melhora com o tempo, por volta de dois anos ela evolui e passa a ser mais ativa em relação aosobjetos e grupo de pessoas a que a cercam.
No período pré-operatório, começam a aparecer às primeiras linguagens, logo a criança começa a interagir com o grupo social em que vive, mas ainda não domina as palavras, por isso a maior parte do seu repertório é imitação.
No período das operações concretas inicia a capacidade da criança de estabelecer relações que permitam coordenar pontos de vistasdiferentes. Apresenta ainda uma capacidade de reflexão, primeiro pensa para depois agir em níveis de pensamentos, conseguem estabelecer corretamente as relações de causa e efeito, trabalhar com idéias sob dois pontos de vista, simultaneamente e formar o conceito de número.
O período das operações formais é o período que ocorre a passagem para a adolescência sendo capaz de lidar com conceitos deliberdade e justiça. No ponto de vista das relações sociais a principio a adolescente passa a ser antissocial, se afasta da família, não aceita conselhos dos adultos, passa a ter como referencia um grupo de amigos que determina seu comportamento na sociedade.

RELATÓRIO DA CRIANÇA DE 04 ANOS
Para a realização deste estudo, aplicamos a prova piagetiana com uma criança de 04(quatro) anos, deiniciais S.O.C. Apresentamos para ela 02 (dois) grupos de tampinhas de garrafa pet azul e vermelha enfileiradas com a mesma quantidade. Perguntamos para ela se nós duas tínhamos a mesma quantidade, ela observou por alguns segundos e respondeu que sim, pois era do mesmo tamanho.



Após reconhecer a equivalência, modificamos o formatodeixando o grupo de tampinhas vermelhas mais afastadas e fizemos novamente a mesma pergunta, que após observar bastante e apontar algumas vezes como se estivesse contando falou que a vermelha tinha mais tampinhas porque era maior.



Em seguida, foi feito nova transformação, juntamos todas as tampinhas efizemos o mesmo questionamento, dessa vez, a criança observou por mais tempo, apontou novamente, pronunciou algumas palavras, contou os dois grupos em voz alta e respondeu que havia a mesma quantidade de tampinhas.


Durante a aplicação do teste, percebemos que a criança estava um pouco tímida, observava as tampinhas com atenção, mas em nenhum momento teve iniciativa de mexer...
tracking img