Provas Paigetianas

950 palavras 4 páginas
Provas Piagetianas
As provas operatórias têm como objetivo principal determinar o grau de aquisição de algumas noções-chave do desenvolvimento cognitivo, detectando o nível de pensamento alcançado pela criança, ou seja, o nível de estrutura cognoscitiva com que opera.

Correspondência termo a termo
Objetivo: O objetivo desta prova é avaliar a percepção da criança frente aos objetos de diferentes cores posicionadas em linhas paralelas. Deste modo poderemos observar a noção de quantidade na visão da criança.
Materiais: 10 fichas vermelhas e 10 fichas azuis
Instruções de aplicação: Colocar as fichas em duas fileiras iguais e perguntar a criança se tem a mesma quantidade. Em seguida, na fileira azul, juntar as fichas uma na outra. Na outra fileira, as fichas são espalhadas, ficando mais comprida. Perguntar a criança se agora, as fileiras continuam iguais ou se teve alguma modificação. Se ela responder que a vermelha tem mais, questionar o motivo e explicar que nenhuma ficha foi retirada, apenas mudaram de posição.
Características encontradas: A criança já possui alguma noção de quantidade, porém quando as fichas são afastadas, ela não consegue entender que o número de fichas não se modificou.
Transvazamento de líquidos
Objetivo: O objetivo é avaliar a percepção da criança sobre a conservação de quantidade de líquidos usando recipientes diferentes, sempre a estimulando a manter o mesmo raciocínio em todas as provas.
Materiais: 2 copos estreitos e altos (iguais) e outro largo e baixo, capaz de conter a mesma quantidade de água de um dos copos.
Instruções de aplicação: Encha de água os 2 copos, mostrando à criança que há, em ambos, a mesma quantidade de água. Diante da criança, vire o conteúdo de um dos copos no outro mais baixo e pergunte: - E agora? Onde tem mais água? No mais alto ou no mais baixo? Por quê? Características encontradas: A criança não possui a noção de conservação do líquido quando afirma que a quantidade de água não é a mesma nos copos

Relacionados

  • Dicionário de pedagogia
    75493 palavras | 302 páginas