Provas Operatórias de Piaget

De acordo com Denise da Cruz Gouveia : “As provas piagetianas constituem um dos instrumentos mais utilizados no Diagnóstico Psicopedagógico. Elas têm a função de serum parâmetro do desenvolvimento cognitivo. No entanto, é nas defasagens que se apresentam nos resultados dessas provas, que podemos obter os dados que nos põem na pista da compreensão dos problemas deaprendizagem.

Podemos dizer que as defasagens na produção da criança configuram o seu problema de aprendizagem. Poder perceber essas defasagens e onde elas estão é o primeiro passo no diagnóstico.O segundo é poder compreender o que elas dizem da subjetividade da criança que as apresenta.

Vejamos, pois, o que podemos pensar quando nos deparamos com defasagens nas operações lógicas declassificação ou de seriação em contraposição a um nível de conservação de acordo com o esperado para a idade da criança.

Por exemplo, uma criança de nove anos que apresenta conservação de peso, masapresenta um nível pré-operatório nos seus critérios de classificação ou seriação. Sabemos que essas operações estabelecem relações lógicas e, portanto, relações socialmente compartilhadas entre osobjetos. Por outro lado, no modo de funcionamento pré-operatório, tanto os critérios no estabelecimento de relações são subjetivos, como os próprios objetos têm significações singulares que dizem respeito auma realidade subjetivada. Retornando ao exemplo dessa criança de nove anos, não devemos pensar que se trata de uma defasagem cognitiva, sobretudo porque pelo menos num ponto (o da conservação) o seudesempenho é adequado, mas devemos pensar que ela não se vale das operações para conhecer, mas para dizer algo de sua subjetividade e do seu desejo. Em outros termos, as defasagens que ela apresentaconstituem o seu problema de aprendizagem como um sintoma, no sentido psicanalítico, na medida em que remetem ao cenário inconsciente e às peculiaridades de sua manifestação.

Vejamos, agora, o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Provas operatórias de piaget. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Provas-Operat%C3%B3rias-De-Piaget/237055.html

MLA

"Provas operatórias de piaget" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Provas-Operat%C3%B3rias-De-Piaget/237055.html>.

MLA 7

"Provas operatórias de piaget." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Provas-Operat%C3%B3rias-De-Piaget/237055.html>.

CHICAGO

"Provas operatórias de piaget." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Provas-Operat%C3%B3rias-De-Piaget/237055.html.