Provas objetivas ou provas elaboradas pelo professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Algumas considerações sobre o desenvolvimento da atividade de leitura e a constituição do leitor surdo.
MATOS, H. A. V. Histórias de leitura: a constituição de sujeitos surdos como leitores.Tese(Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação,Unicamp, Campinas, em andamento)


O texto mostra a importância da leitura, destacando questões de alguns autores. Lúriadestaca que o domínio de um sistema de escrita interfere profundamente no desenvolvimento cultural dos grupos sociais. À medida que a estrutura das interações sociais no trabalho se altera no curso dahistoria, também se transforma e se redefine a atividade mental do homem.
A partir das idéias de Vigotski à medida que se integra a dinâmica da atividade do individuo, a palavra signo einstrumento psicológico modificam o desenvolvimento e a estrutura das funções psíquicas, fazendo com que a ação humana tenham possibilidades de redimensionamento. No pensamento de Smoka, com oconhecimento podemos falar da leitura como prática discursiva como trabalho simbólico. Nessa perspectiva destaca a leitura como atividade de linguagem, com sua gênese e historia nas formas de interação que sedesenvolvem na dinâmica das relações sociais. No processo de desenvolvimento, as inter-relações tornam-se complexas e as atividades intersubjetivas diversificam-se no espaço e no tempo. Na passagem dodesenvolvimento da atividade os processos de mediação na elaboração do conhecimento sobre a escrita passa pelo outro e ocorre de acordo com as diferentes formas e momentos de interação, de acordo comas condições de trabalho e de vida dos indivíduos nessa interação.
Com a pesquisa de Grotta, procura demonstra a formação de sujeitos através do resgate de suas historias de interaçõessociais, a partir do outro, demonstram que foi a qualidade afetiva de suas interações com a escrita através da leitura do outro, que promoveu o prazer inicial pela atividade da leitura. Desta...
tracking img