Da origem da Prova


← Nas origens do Direito (sociedades primitivas) não existia a figura da prova, inicialmente pelo fato de que o mais forte era o vencedor do conflito, depois pelaautocomposição, para a qual não se tinha uma decisão sobre quem possuía razão, mas abdicação de todo ou de parte do Direito. Somente com a evolução social e o fortalecimento do Estado, quando do surgimentodos árbitros, é que os primeiros mecanismos de provas surgiram.

← Nas sociedades antigas as civilizações atribuíam origem divina ao Direito, uma vez que a religião era a base da sociedade, logo osmeios de provas utilizados para demonstração dos fatos possuíam ligação direta com a religião. Por exemplo: as ordálias.

← Ao passo que a sociedade desenvolvia-se, o Estado se fortalecia e comisso surgia mecanismos de estruturação e administração social. Dentro das relações de conflito, surgiu a arbitragem obrigatória, havendo desde então, a predominância da justiça pública sobre a privada ea religião foi deixada de fora do processo de solução dos conflitos.

← Assim, passou a ser necessário a demonstração dos argumentos trazidos para que a parte fosse vitoriosa em sua pretensão,abrindo-se com isso o campo para a produção de provas dos acontecimentos e fatos.

← A palavra prova vem do latim probare, que significa exame, verificação, demonstração.

← Para Maria HelenaDiniz, prova é o elemento legal e moralmente legitimo idôneo para a apuração da verdade dos fatos alegados em juízo, determinante da convicção ou do convencimento do magistrado; é a demonstração daexistência do fato em que se baseia o direito do postulante e da veracidade do que se alega como fundamento do direito que se defende ou contesta, meio de demonstrar o direito subjetivo em juízo.

Doconceito e finalidade da Prova

← Prova no sentido objetivo é o meio destinado a fornecer ao juiz o conhecimento da verdade dos fatos deduzidos em juízo e prova no sentido subjetivo é aquela que se... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Provas no processo do trabalho. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Provas-No-Processo-Do-Trabalho/238411.html

MLA

"Provas no processo do trabalho" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Provas-No-Processo-Do-Trabalho/238411.html>.

MLA 7

"Provas no processo do trabalho." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Provas-No-Processo-Do-Trabalho/238411.html>.

CHICAGO

"Provas no processo do trabalho." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Provas-No-Processo-Do-Trabalho/238411.html.