Provas de libras uniasselvi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DATILOLOGIA E NUMERAÇÃO
1 INTRODUÇÃO
TÓPICO 2
UNIDADE 2
Neste tópico vamos trabalhar com o alfabeto, números, quantidade e expressão para o anosideral. Esses temas são a base para o início da aprendizagem da Língua de Sinais. Lembramos que aprender LIBRAS, para os ouvintes, é como aprender uma segundalíngua, que exige esforço, dedicação, treino e principalmente o convívio com as pessoas que possuem esta língua como primeira língua. Com isto queremos dizerque é fundamental a convivência com os surdos para o aprimoramento da LIBRAS.
2 O QUE É A DATILOLOGIA
A datilologia é a utilização das mãos parasoletrar o alfabeto, historicamente é considerada como um elemento de comunicação manual. A posição das mãos e dos dedos representa as letras do alfabeto. Algumaslínguas de sinais utilizam uma só das mãos para fazer a soletração, outras se utilizam das duas mãos. A datilologia é geralmente utilizada para osiniciantes na aprendizagem da Língua de Sinais.
3 ALFABETO MANUAL
O alfabeto manual é parte integrante da LIBRAS e tem a função de soletrar as palavras. Muitosobjetos, palavras, lugares, situações etc. não possuem sinais ou a pessoa não conhece o sinal, sendo neste caso usado o alfabeto para sua nomeação. Cabesalientar que, dependendo do nível de habilidade e rapidez da pessoa que o utiliza, sua compreensão pode tornar-se complexa. Por isso se recomenda que asoletração das palavras ocorra devagar, utilizando-se uma pausa curta entre elas ou movendo a mão para o lado informando que esta palavra já foi soletrada.
tracking img