Provafhtmsii

1239 palavras 5 páginas
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II Profª Maria Valéria Duarte de Souza
2º Trabalho Avaliativo- 2012/2

Seu Nome: HELENILSON DOS SANTOS LEITÃO

Seu E-mail: helenilson.leitao@hotmail.com

Orientações:

- Trabalho individual a ser entregue em sala de aula no dia 14 de novembro de 2012
- O Trabalho contém 4(quatro) questões dissertativas valendo ATÈ 2,5 pontos cada.
- A resposta de cada questão deverá ter, no mínimo , 15 linhas digitadas em tamanho “11” e fonte ARIAL.

ATENÇÃO: A resposta a uma questão dissertativa não é apenas uma “descrição” mas uma “análise” , ou seja, deve conter também a SUA argumentação; o que você compreendeu sobre a questão proposta. Assim, respostas meramente descritivas, mesmo estando corretas e mesmo com a citação e referência do livro só farão jus à metade da pontuação.

QUESTÕES

1) Para Netto (1994: 127 e SS), os movimentos e tendências da renovação do Serviço Social no pós-64, podem ser identificado como um “caleidoscópio de tendências”. Qual o significado dessa afirmação ?

Como o aparelho que a cada momento apresenta combinações diferentes, Neto, em sua afirmação, mostra a pluralidade de propostas teórico-metodológicas que envolveram o Serviço Social, durante a autocracia burguesa, onde buscava a configuração ideológica, que atendesse à suas necessidades e aos seus interesses. O movimento de reconceituação do Serviço Social sofreu influência de várias tendências passando inicialmente pelo processo chamado de Modernização Conservadora, adequada ao modelo político, o trabalho dos assistentes sociais eram focados no tecnicismo. O movimento de Reatualização do Conservadorismo que trazia modelos conservadores, mais, com nova roupagem, utilizava-se da fenomenologia para explicar o indivíduo, e, finalmente a Intenção de Ruptura, que tinha uma análise crítica sobre a autocracia e o fazer social tradicional. É importante observar que o

Relacionados