Prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: DIDÁTICA DE LICENCIATURA

PROFESSORA: MARIA DE LOURDES ROCHA DE LIMA

UNIDADE III – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PROVA DE DIDÁTICA DE LICENCIATURA

RESPOSTAS DA QUESTÕES
1) Apresentação do caso
2)
2.1) A aprendizagem acadêmica é um fenômeno complexo e sujeito a múltiplas influências, tanto intrínsecas quantoextrínsecas aos sujeitos e, por isso, muitos alunos encontram dificuldades para aprender. Com a finalidade de auxiliá-los nesse processo, o professor deve ser capaz de identificar as dificuldades que eles apresentam por meio de observações, avaliações e intervenções.
No caso descrito na questão 1, a aluna é muito tímida, não consegue responder perguntas, possui dificuldades para resolver asexperimentações em laboratório e, apesar de conseguir pesquisar referências sobre os problemas dados em aula, não sabe fazer cálculos e gráficos e, conseqüentemente, não elabora conclusões.
Durante as aulas, o professor deve observar e avaliar o comportamento dos alunos com o objetivo de verificar o interesse e a participação dos mesmos. O professor deve estimular os mesmos a aprenderem os conteúdosministrados em aula através de exemplos cotidianos e perguntas, o que os mantém atenciosos. Assim, seria possível identificar a timidez da aluna e o fato da mesma não conseguir responder perguntas feitas pelo professor.
Para aulas realizadas em laboratório, o professor deve disponibilizar roteiros de aulas práticas bem detalhados, explicando cada passo dos experimentos, e, além disso, explicar o mesmo,de modo que fique bem claro para os alunos como realizar as práticas. Assim, seria possível identificar, mais precisamente, a dificuldade da aluna em realizar as experimentações.
Através de listas de exercícios e de relatórios de aulas práticas, seria possível identificar as dificuldades que a aluna possui para fazer cálculos, gráficos e, conseqüentemente as conclusões dos trabalhos, já que essasmetodologias exigem dos alunos o cumprimento dessas habilidades.
2.2) A essência da autonomia é que os indivíduos se tornam capazes de tomar decisões por conta própria, porém essa autonomia não pode ser confundida com liberdade incondicional. Ser autônomo é ser capaz de conhecer o problema, considerar os fatores e decidir qual deve ser o melhor caminho a seguir, considerando o ponto de vista dooutro sem egoísmo ou egocentrismo, e perceber que não somos livres para agir sem refletir. Por isso, as melhores formas de desenvolver essa autonomia é o trabalho cooperativo, a afetividade e a reciprocidade. No estudo de caso descrito na questão 1, a aluna deve desenvolver processos de estudos mais autônomos para que ela tenha consiga resolver suas dificuldades. Ela deve desenvolver uma capacidadetécnica de estudo, procurar estabelecer objetivos concretos para cada conteúdo estudado em aula, observar e saber examinar o que está sendo estudado, perguntar suas dúvidas para o professor e colegas, aprender a se expressar com clareza, oralmente e por escrito, analisar e elaborar resumos, esquemas, mapas conceituais sobre a matéria vista em aula, analisar exercícios resolvidos e participar demonitorias. A aplicação de estudos dirigidos, o auxílio de monitores e o acolhimento de professores e colegas seriam uma forma da aluna conseguir eliminar ou diminuir algumas de suas dificuldades

2.3) A avaliação da aprendizagem é uma das maiores dificuldades que o professor encontra no processo de ensino. Para que o professor possa conhecer melhor o que seus alunos sabem, ele deve utilizarinstrumentos de avaliação adequados para esse fim.
Para o caso relatado na questão, o professor pode utilizar diversos instrumentos de avaliação. Levando em consideração que aluna sabe pesquisar as referências para realizar os experimentos, o professor pode utilizar os mapas conceituais para verificar o que a aluna sabe em termos conceituais sobre a matéria, como ela hierarquiza, diferencia,...
tracking img