Prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No enunciado “O Brasil jogou bem, onde não conseguiu a vitória” há um problema de coesão desencadeado pelo uso de onde. Numa revisão, se a proposta seria a de afirmar uma idéia contrária entre o “jogar bem” e “conseguir a vitória”, qual seria o conectivo mais adequado para ligar as orações?
[pic]A) mas
[pic]B) e
[pic]C) que
[pic]D) no qual
[pic]E) Assim (Resposta: A)
A melhorconjunção a ser utilizada para unir as orações “Ele é um ser humano” e “Ele merece todo nosso respeito”, dando a elas um caráter conclusivo, é:
[pic]A) Ele é um ser humano, onde merece todo nosso respeito.
[pic]B) Ele é um ser humano, mas merece todo nosso respeito.
[pic]C) Ele é um ser humano, portanto merece todo nosso respeito.
[pic]D) Ele é um ser humano, porque merece todo nosso respeito.
[pic]E)Ele é um ser humano embora mereça todo o nosso respeito. (Resposta: C)
Assinale a alternativa correta
[pic]A) "A prova está difícil, mas como estudei bastante consegui realizá-la com facilidade". Substituir a adversativa mas, por porém, significaria alterar, totalmente, o sentido da frase, tendo em vista o rompimento do princípio da coesão. 
[pic]B) Coesão é um mecanismo que se preocupa comas grandes estruturas textuais, não dizendo respeito, portanto, à escolha dos vocábulos que formam as frases.
[pic]C) A presença dos conectivos e, pois, assim, etc., é pouco importante para se construir a estrutura coesiva das frases.
[pic]D) Tendo em vista que coesão e coerência são instâncias distintas, é desnecessário verificar como se articulam para configurar os sentidos textuais.
[pic]E) Acoesão é a manifestação linear do texto por meio de palavras e frases; ela é responsável pela construção da superfície do texto. (Resposta: E)
O uso apropriado dos conectivos assume fundamental importância no estabelecimento de relações semânticas e lógicas entre os vários segmentos do texto. Assinale a alternativa que apresenta problema de coesão provocado pelo mau uso do conectivo.[pic]A) Hungria e Camarões não tinham tradição no futebol. No entanto, assombraram o mundo.
[pic]B) Os americanos têm sob o basquete um império feito para funcionar, mas no futebol não adiantam os impérios.
[pic]C) Quando parou de jogar, Júnior tinha cabelos grisalhos, por isso trazia no peito a faixa de campeão brasileiro.
[pic]D) Esporte traz riqueza de emoções. Se bem que ele já não seja maistão santo, dada a violência que costuma exibir atualmente.
[pic]E) Embora Romário ainda não pertença à categoria dos “ex-jogadores em atividade”, seu tempo de matador, infelizmente, já passou. (Resposta: C)

Que relação se estabelece entre as orações abaixo, observando a coesão entre as orações?

A demanda de automóveis teve um aumento tão rápido que em algumas décadas transformou aindústria automobilística num dos motores da economia de mercado.
(O Correio da Unesco)
[pic]A) adição e oposição.
[pic]B) causa e conseqüência.
[pic]C) finalidade e conclusão.
[pic]D) concessão e explicação.
[pic]E) comparação e alternância. (Resposta: B)

Assinale a alternativa que apresenta a forma correta para juntar os dois períodos da propaganda abaixo num só:“Você só precisa comprar a pipoca. O DVD é grátis.”
[pic]A) Você só precisa comprar a pipoca, entretanto o DVD é grátis. [pic]B) Você só precisa comprar a pipoca, já que o DVD é grátis. [pic]C)Você só precisa comprar a pipoca, inclusive o DVD é grátis. [pic]D) Você só precisa comprar a pipoca quando o DVD é grátis.  [pic]E) Você só precisa comprar a pipoca, cujo DVD é grátis. (Resposta: B)

Uma pessoa está sendo acusada de homicídio. Ao ser presa, faz a seguinte declaração:...
tracking img