prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM ENFERMAGEM



GILMÁRIA SANTOS SILVA



CUIDAR EXPRESSÃO HUMANIZADORA DA ENFERMAGEM


Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina História da Enfermagem no 1º período, sob orientação do Prof. Rodrigo.






Paripiranga
Setembrode 2014


CREDENCIAIS DO AUTOR

Vera Regina Waldow é enfermeira com mestrado e doutorado em Educação no Teachers College. Docente na Escola de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é reconhecida nacionalmente como uma das pioneiras a introduzir na literatura científica da enfermagem a categoria do cuidado. Em seus estudos, evidencia o cuidado com a essência na prática daenfermagem e alerta para a conscientização de toda a equipe quanto a sua importância e valor de suas ações na melhoria continua da assistência.

RESUMO

A obra em estudo traz uma visão a respeito do ato de cuidar e humanizar, desde a sua forma histórica, passando por toda a sua evolução, mostrando diferentes formas no processo de realização do mesmo. De forma que ambos os conceitos se unam emfunção do principal objeto, nesse caso o paciente, para que ele se sinta o mais confortável possível já que ele está em uma situação que não traz nenhuma comodidade. A questão de humanizar vem sido tratada com certa preocupação em inseri-la no currículo do enfermeiro por sua tamanha importância na recuperação dos enfermos, sendo que a autora aborda diferentes formas de cuidar deixando de lado a parteadministrativa e levando em consideração a parte afetiva por parte dos cuidadores mesmo que aqueles a quem ele deve auxilio sejam meros desconhecidos por parte do qual ele deve assistência. Nesse contexto a autora aborda o fato de que não só a enfermagem, mas também qual quer outra área seja pautada por cuidado e acolhimento.


CUIDADO: O DOMÍNIO UNIFICADOR DA ENFERMGEM
“Oferecer cuidadosignifica ouvir os pacientes, ter tempo para unir reflexão e ação, expressar sentimentos, construir e avaliar juntamente com os pacientes e as famílias projetadas de cuidado e cura de acordo com os seus hábitos e crenças.” (p. 19)
Segundo Roach (2010) a capacidade de cuidar vem desde os tempos primórdios na qual os seres humanos já nascem com essa virtude, independente das circunstancias.
PARECERSegundo a autora Vera Regina Waldow, neste capitulo ela trata de forma sucinta desde o momento em que o ser humano começou a se interessar pelo ato de cuidar até mesmo a sua escassez de recursos para o inicio da pesquisa do mesmo, sendo um assunto pouco explorado até então, mas que é de grande importância e que deveria ser tratado com uma atenção especial por parte dos envolvidos em questão, já queé primordial a aplicação do acolhimento e a segurança passada por parte dos enfermeiros aqueles que necessitam de atenção.

VISÃO HISTÓRICA: EVOLUÇÃO HUMANA E CUIDADO
“Resgatar o cuidado em cada um de nós, seres humanos, é vital no momento atual. Em todos os setores e, em particular, entre as profissões de saúde, o cuidado como uma condição humana deveria constituir um imperativo moral.” (p.55)
Segundo Waldow (2010) o pensamento do ser humano está voltado em sua maioria para o “ser” ou seja a sua ganância está a frente de tudo e chega a passar por cima do cuidado que é o ponto central da profissão.
PARECER
O ato de cuidar tem sido demonstrado por parte das civilizações desde os tempos antigos, um desses exemplos é os egípcios, que cuidavam do corpo até mesmo depois da morte, ondehavia rituais e elementos naturais que eram utilizados para a conservação do cadáver, enquanto uns cuidavam por amor, em contradição a isso, foram por meio de conflitos provenientes das guerras trouxeram um avanço tecnológico que de certa forma implicou nas melhorias do cuidado.

ENFERMAGEM E O CUIDADO: UMA RELAÇÃO
“A questão do cuidado, visualizado e entendido na perspectiva do gênero, é...
tracking img