Prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Processo seletivo simPlificado – docentes

020. Prova objetiva

Professor de educação Básica ii – língua Portuguesa

 Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 80 questões objetivas.  Confira seu nome e número de inscrição impressos na capa deste caderno.  Quando for permitido abrir o caderno, verifiquese está completo ou se apresenta imperfeições. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala.  Leia cuidadosamente todas as questões e escolha a resposta que você considera correta.  Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente à alternativa que você escolheu.

 A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo para o preenchimento dafolha de respostas.  Só será permitida a saída definitiva da sala e do prédio após transcorridos 75% do tempo de duração da prova.  Ao sair, você entregará ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferência.  Até que você saia do prédio, todas as proibições e orientações continuam válidas.

aguarde

aordem do fiscal Para aBrir este caderno de questões.

11.11.2012 manhã

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 01. Com relação à formação contínua de professores, analise as seguintes afirmações. I. Formar-se é fazer cursos de forma ativa, sem, necessariamente, ter de repensar as práticas profissionais. II. Entre os procedimentos pessoais e coletivos de autoformação, podem-se mencionar, entre outros, a leitura,a experimentação, a inovação e o trabalho em equipe. III. A prática reflexiva diz respeito a uma vontade de aprender metodicamente com a experiência e de transformar sua prática a cada ano. De acordo com Perrenoud, está correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 02. Segundo Perrenoud, “[...] sob as aparências dacontinuidade, as práticas pedagógicas mudam lenta, mas profundamente. Ao longo das décadas, elas: (A) exigem uma disciplina cada vez mais estrita, deixando pouca liberdade aos alunos”. (B) vinculam-se mais à adaptação do aluno à sociedade, um pouco menos ao desenvolvimento da pessoa”. (C) concebem progressivamente o ensino como uma sucessão de lições, desconsiderando a organização de situações deaprendizagem”. (D) direcionam-se a um planejamento didático mais rígido, sem negociação com os alunos, e desconsiderando ocasiões e aportes imprevisíveis”. (E) visam cada vez mais frequentemente a construir competências, para além dos conhecimentos que mobilizam”. 03. Em A educação em novas perspectivas sociológicas, Gomes retoma algumas ideias de um importante autor. Gomes menciona que, segundo esse autor,“[...] A educação pode ajudar o homem a ser sujeito. Não qualquer tipo de educação, mas uma educação crítica e dirigida à tomada de decisões e à responsabilidade social e política. Uma educação baseada no diálogo e não no monólogo.” Nesse trecho, Gomes está fazendo menção a (A) Paulo Freire. (B) Jean Piaget. (C) Cipriano Luckesi. (D) Henri Wallon. (E) L. S. Vygotsky.
3

04. Em relação à escolasegundo os paradigmas do consenso e do conflito, analise as seguintes afirmações. I. Na escola, existem e coexistem duas estruturas: formal e informal. Um exemplo da estrutura formal encontra-se em situações em que um professor, em virtude de seu amplo e profundo conhecimento das relações informais da escola, torna-se mais importante que um administrador. II. O paradigma do conflito enfatiza astensões e oposições entre professores e estudantes. A escola é vista como uma instituição que impõe certos valores e padrões culturais ao aluno. III. O paradigma do consenso enfatiza os valores comuns e a cooperação entre professores e alunos, de modo que a escola funcione como elemento de integração e continuidade entre gerações. De acordo com Gomes, está correto o que se afirma em (A) I,...
tracking img