Prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2ª Avaliação (3º Bimestre) 3º ANO

1) Os genes A e B não são alelos, encontram-se num mesmo cromossomo e a taxa de recombinação entre eles é de 10%. Um indivíduo ABab formaráum maior número de gametas com constituição: (1,0)

a) Aa e Bb b) AA e BB c) AB e ab d) aa e bb e) Ab e aB

Justifique sua resposta!

2) A porcentagem depermutação entre genes de um par de cromossomos fornece uma indicação da distância que existe entre eles. Entre os genes A, B e C verificam-se as seguintes porcentagens de permutação: A e B = 25%B e C = 12% A e C = 13%. Assinale a opção que indica a correta disposição desses genes no cromossomo: (1,0)

a) A, B e C b) B, A e C c) C, A e B d) A, C e BRepresente com um mapa genético!

3) Sabendo-se que a distância entre dois loci A e B é de 20 unidades de recombinação, um indivíduo Ab/aB produzirá que tipos de gameta eem que proporção? (1,5)

4) Considere dois genes e seus respectivos alelos: A e a; B e b. Em termos de localização cromossômica, explique o que significa dizer que esses dois genes:(1,5)

a) Segregam-se independentemente na formação dos gametas;

b) Estão ligados.

5) Explique o que são genes com dominância incompleta, codominância e genes letais.(1,5)

6) Ocorrendo ligação fatorial, em um heterozigoto pode haver duas diferentes posições nos cromossomos que originam dois tipos de configurações. Diferencie as mesmas. (1,5)7) Analise a distribuição dos genes nos cromossomos abaixo, e justifique como será a taxa de recombinação em cada caso. (2,0)

A a A a A a
B b

B bB b

Imagem I Imagem II Imagem III




-----------------------
Todo esforço é válido quando se quer atingir um objetivo (Rose)
tracking img