prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas- Capitaes da Areia

3-Considere a seguinte obra de Capitães da areia. Entre elas, indique as duas que, de modo mais visível, apresentam intenção de doutrinar, ou seja, o propósito de transmitir princípios e diretivas que integram doutrinas determinadas.
Divida sua resposta em duas partes:
A- para a segunda obra escolhida conforme

Capitães da Areia é um romance em que se fazaapologia da revolução socialista como panaceia para as injustiças sociais decorrentes do regime
capitalista. É uma obra que busca o “enga -jamento” na luta social, tendo sido por issoproibida durante o Estado Novo. A intenção de doutrinar politicamente o leitor é recorrente,como exemplifica o final: “E, apesar de que lá fora era o terror, qualquer daqueles lares era um lar que se abriria paraPedro Bala, fugitivo da polícia. Porque a revolução é uma pátria e uma família”.

4-Entre as variedades de preconceito enumeradas a seguir, aponte aquelas que o grupo dos “capitães da areia” (do romance homônimo) rejeita e aquelas que acata e reforça: preconceito de raça e cor; de religião; de gênero (homem e mulher); de orientação sexual. Justifique suas respostas.

A) Raca e cor: nao se podeafirmar que existia preconceito de raca e cor entre capitaes da areia. O grupo nao se faz distincao entre meninos brancos, como pedro bala e gato, negro comos, Joao grande e barandao, e mulatos como Boa ida e volta seca.

b) Religiao: A religiao tambem nao é o motivo de preconceito entre capitaes da areia. Ha os que praticam o catolicismo , como pirulito, os que seguem o candomble, como joaogrande, e os que sao indiferente as questoes religiosas como pedro bala e professor.

c) Orientacao sexual: Esse é certamene o preconceito mais arraigado entre os capitaes da areia. O narrador pchega afirmar que: '' uma das leis do grpo era que nao se admitiriam poederatas passivos". Essa postura pode ser notada em relacao a Almiro, que tinha de manter em segredo suas relacoes homossexuais comBarandao


5-Leia o seguinte excerto de Capitães da areia, de Jorge Amado, e responda ao que se pede.
O sertão comove os olhos de Volta Seca. O trem não corre, este vai devagar, cortando as terras do sertão. Aqui tudo é lírico, pobre e belo. Só a miséria dos homens é terrível. Mas estes homens são tão fortes que conseguem criar beleza dentro desta miséria. Que não farão quando Lampião libertar toda acaatinga, implantar a justiça e a liberdade?
Compare a visão do sertão que aparece no excerto de Capitães da areia com a que está presente no livro Vidas secas, de Graciliano Ramos, considerando os seguintes aspectos:
a) a terra (o meio físico);
b) o homem (o sertanejo).
Responda, conforme solicitado, considerando cada um desses aspectos nas duas obras citadas.
a) A terra (o meio físico), emCapitães da Areia, a paisagem sertaneja é vista como
bela, diante dos olhos de Volta Seca. O olhar sobre o sertão, na obra de Jorge Amado,
fica claro no excerto presente no enunciado: “Aqui tudo é lírico, pobre e belo”. Em
vidas secas, o sertão é rude, castiga os homens que, como Fabiano, busca um modo
de sobreviver nos períodos de seca. Diferentemente do livro Capitães da Areia, não háespaço para o lirismo. Ambos cumprem a função de crítica social.

b) O homem (o sertanejo); Na obra Capitães da Areia, apesar da miséria do homem
ser reconhecida, a personagem Volta Seca ainda consegue encontrar beleza na força
do sertanejo e há a esperança de que o cangaço possa mudar a realidade social no
sertão. Na obra de Graciliano Ramos, Vidas Secas, não há espaço para aesperança.
As personagens apresentam aspectos zoomórficos que as tornam melhores
adaptadas ao meio. Apesar da indignação das personagens, presente em algumas
passagens da obra, há uma aceitação de sua realidade. A ausência do desejo de
transformação fica clara em uma das poucas frases expressas por Fabiano: “governo
é governo”.

6-Leia o trecho abaixo, do capítulo “As luzes do carrossel”, de...
tracking img