Prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vestibulando Web Page – www.vestibulandoweb.com.br

- ARTRÓPODES 01)(UFMG/2001) Observe os animais representados nestas figuras: c) Os primeiros artrópodes surgiram no ambiente terrestre. d) Os insetos são os únicos invertebrados que possuem asas. 04) (UNIFESP/2004) No ambiente terrestre, uma aranha, uma abelha e uma alface estão sujeitas às mesmas condições ambientais. Qual das afirmaçõessobre as adaptações que evitam a perda de água e que permitem as trocas gasosas nesses organismos está correta? a) Enquanto as traquéias da abelha e da aranha levam o oxigênio do ar diretamente às células, na alface o ar é absorvido pelos estômatos e transportado com a água pelos feixes vasculares antes de tornar o oxigênio disponível para a planta. b) Na abelha e na aranha, a perda de água é evitadapelo exoesqueleto, na alface, pela cutícula da epiderme. Tanto o exoesqueleto quanto a cutícula fornecem também sustentação a esses organismos. c) Na alface, a perda de água é controlada exclusivamente pelos estômatos. Na abelha, a menor atividade de vôo também controla a perda de água e a aranha, por sua vez, vive apenas em ambientes com alta umidade. d) Na aranha e na abelha, os inúmeros pêlosque revestem o corpo somente evitam a perda de água. Os pêlos da raiz de uma alface, ao contrário, permitem a absorção de água. e) Tanto na abelha como na aranha, e também na alface, o ar absorvido já entra em contato diretamente com as células, o que permite que as trocas gasosas sejam muito rápidas. Na abelha, isso é importante para o vôo. 05) (UFV/2000) Os carrapatos são insetos geralmentepequenos, com cabeça, tórax e abdome fundidos. Na maioria das espécies desses artrópodes, a eclosão do ovo origina uma larva que se transforma em ninfa e, posteriormente, em adulto com quatro pares de patas. Quando adultos, são ectoparasitas e alimentam-se de sangue. Este texto sobre o carrapato apresenta ERRO ao: a) descrever seu hábito alimentar. b) referir-se aos seus estádios de desenvolvimento. c)referir-se à sua classe taxonômica. d) descrever a sua divisão do corpo. e) referir-se ao número de patas do adulto.

Todos os seguintes parâmetros podem ser utilizados para incluir esses animais em um mesmo grupo, EXCETO a) Apresentar digestão extracelular. b) Botar ovos. c) Constituir problema para a Saúde Pública. d) Ser inseto. 02) (UFLA/2003) Das opções abaixo, a que possui representantesdas classes Insecta, Arachnida e Crustacea, respectivamente, é: a) borboleta, carrapato e caranguejo. b) besouro, escorpião e lacraia. c) grilo, aranha e escorpião. d) carrapato, aranha e camarão. e) lacraia, escorpião e caranguejo. 03) (PUCMG- JUNHO/2003) Há cerca de 400 milhões de anos surgiram, da água, os primeiros artrópodes como lacraias ou centopéias atuais e escorpiões. Os insetos surgiramno período seguinte assim como os primeiros anfíbios. A anatomia comparada sugere que os insetos se originaram de um miriápode primitivo, que sofreu redução do número de patas e teve o tronco subdividido em tórax e abdômen. Estudos indicam que os primeiros insetos, apterigotos como as traças atuais, deram origem a insetos alados como as atuais libélulas.

Interpretando o texto dado e a figuraacima, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Miriápodes e insetos apresentam em comum 1 par de antenas e respiração traqueal. b) Os escorpiões e as libélulas devem apresentar ancestral comum.

Vestibulando Web Page – www.vestibulandoweb.com.br 06) (UEL/2004) Anelídeos e artrópodes possuem características anatômicas e fisiológicas comuns, o que reforça a hipótese de parentesco evolutivo entre essesgrupos de invertebrados. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas dessas características comuns: a) Cordão nervoso dorsal e respiração cutânea. b) Cordão nervoso ventral e corpo segmentado. c) Vaso sangüíneo dorsal e respiração traqueal. d) Vaso sangüíneo ventral e corpo segmentado. e) Cordão nervoso ventral e vaso sangüíneo dorsal. 07) (UFOP-JUNHO/2005) O quadro a seguir...
tracking img