Prova uniseb contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-A capacidade da Tecnologia de Informação em gerar vantagens competitivas deve-se ao seu uso como ferramenta de diferenciação, redução de custos e escopo (Porter, 1985). O modelo clássico de forças competitivas de Porter (1979) pode ser utilizado para compreendermos o papel da TI nas estratégias competitivas. O modelo considera quatro forças principais: produtos ou serviços substitutos, novosentrantes, poder de negociação dos clientes e poder de negociação dos fornecedores. A adoção de tecnologias pode alterar o equilíbrio do mercado criando novas oportunidades para os atores. Como exemplo, a integração inter - organizacional é capaz de modificar as relações de negociação em uma cadeia de valor.
A adoção de sistemas ERP é acompanhada pela expectativa de melhores resultados evantagens competitivas. De acordo com Porter (1985), a TI geralmente comporta-se como uma ferramenta e não como uma finalidade para obtermos competitividade. O incremento da eficácia operacional não leva necessariamente a uma posição estratégica sustentável. Assim, a TI deve auxiliar não apenas na produtividade, mas também na capacidade de controle e inovação (Porter, 1996; McGee e Prusak, 1998). Asorganizações devem avaliar o retorno dos seus investimentos em TI identificando elementos que contribuam para a conquista de vantagens competitivas.

2-Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não conseguiria sobreviver ou ter sucesso sem dados de qualidade sobre suas operações internas eseu ambiente externo. Os gerentes precisam praticar a administração de recursos de dados – uma atividade administrativa que aplica tecnologia de sistemas de informação como gerenciamento de bancos de dados e outras ferramentas gerenciais para uma organização atender as necessidades de informação dos usuários.
BASE DE DADOS
. Conjunto de dados armazenados logicamente
. Conteúdo representa oestado atual de uma determinada aplicação
. Modelo de uma determinada parte da realidade
Propriedades de uma Base de Dados
. Coleção de dados logicamente relacionados,
. Projetada e construída para um propósito específico,
. Concebida para atender a um grupo de usuários,
. Representação de algum aspecto do mundo real,
. Qualquer mudança na realidade provocará mudanças nesta base,
.Possui alguma fonte de dados.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS DE DADOS
Os gerentes que são usuários finais devem encarar os dados como um recurso importante que eles precisam aprender a manejar adequadamente para garantir o sucesso e sobrevivência de suas organizações. O gerenciamento de bancos de dados é uma aplicação importante da tecnologia de sistemas de informação à administração de recursosde dados de uma empresa.
A administração de recursos de dados inclui:
Administração de Bancos de Dados
É uma importante função de gerenciamento de recursos de dados responsável pelo uso adequado da tecnologia de gerenciamento de bancos de dados.
A administração de bancos de dados possui mais responsabilidades operacionais e técnicas do que outras funções de gerenciamento de recursos dedados. Isto inclui responsabilidade pelo:
. Desenvolvimento e manutenção do dicionário de dados da organização
. Projeto e monitoração do desempenho dos bancos de dados
. Aplicação de padrões para uso e segurança dos bancos de dados.
Planejamento de Dados
O planejamento de dados é uma função de planejamento e análise empresarial que se concentra no gerenciamento de recursos de dados.Ela inclui a responsabilidade pelo:
. Desenvolvimento de uma arquitetura global de dados para os recursos de dados da empresa vinculada à missão e planos estratégicos da empresa e aos objetivos e processos de suas unidades de negócios.
. O planejamento de dados é um componente importante do processo de planejamento estratégico de uma organização. Ele é feito por organizações que assumiram um...
tracking img