Prova senai curso tec.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECCGE 2052

CURSOS TÉCNICOS

Processo Seletivo 2º semestre 2012

Instruções Gerais

Verifique se este caderno está completo, da página 3 à 23. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questão tem cinco alternativas: a – b – c – d – e. Somente uma alternativa é correta.

As respostas deverão ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha deRespostas, conforme as instruções que serão dadas pelo examinador.

Exemplo:
1 de 10 corresponde a 2

0.

a. b. c. d. e.

2. 4. 5. 8. 9.

A alternativa c é a única correta.

Não vire a página. Aguarde a orientação do examinador.

CGE 2052

L Í N G U A

P O R T U G U E S A

1. Assinale a alternativa que apresenta erro de regência verbal. a. b. c. d. e. Chamou-me de incompetente.Agradecemos a Deus todos os dias. A obra visa para melhorar o trânsito. Ela sempre prefere ficar em casa durante o dia. Ela sempre diz que quer muito bem a todos seus sobrinhos.

O texto abaixo se refere à questão 2. Pesquisadores britânicos estão realizando testes com saliva de morcegos-vampiros para tratar vítimas de derrames. Entre os pioneiros no tratamento estão especialistas do Hospital daUniversidade de North Staffordshire que estão desenvolvendo um novo medicamento que utiliza uma proteína presente na saliva desses animais para dissolver coágulos no cérebro. Os cientistas estudam a saliva dos morcegos devido à capacidade que ela tem de tornar o sangue das vítimas dos animais fino o suficiente para que eles possam sorvê-lo. O medicamento já foi testado em duas pessoas e já está sendoconsiderado pelos pesquisadores como o maior avanço no tratamento de derrames nos últimos 20 anos. Atualmente, vítimas de derrames precisam receber injeções de drogas capazes de dissolver coágulos em, no máximo, quatro horas após os ataques terem ocorrido para que o medicamento ainda surta efeito. Mas a nova droga derivada da saliva do morcego, chamada desmoteplase, pode ser dada aos pacientesaté nove horas após os derrames terem sido registrados. De acordo com Christine Roff, pesquisadora da Universidade de North Staffordshire, o medicamento ainda está em fase de testes, mas se estes forem bem-sucedidos, a droga poderá ser usada regularmente dentro de três anos.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 05/09/2011.

2. O fragmento que traz a ideia central dessa reportagem é: a. se forembem-sucedidos os testes realizados, a droga poderá ser utilizada em três anos. b. pacientes poderão ser medicados com a nova droga até nove horas após terem ocorridos os derrames. c. a saliva de morcegos torna o sangue das vítimas dos animais muito fino, sendo suficiente para sorvê-lo. d. pesquisadores britânicos realizam testes com saliva de morcegos-vampiros para tratar vítimas de derrames. e.vítimas de derrames recebem drogas capazes de dissolver coágulos em apenas quatro horas de tratamento. 3. Leia o texto abaixo. (...) Não se podia ver se era bonita, porque trazia um espesso véu sobre o rosto; mas o que se podia sentir era um olhar literalmente de fogo. Mais de um passageiro voltava de quando em quando o rosto para a moça de véu, que aliás olhava para o chão, para o mar, para o teto enunca para ninguém. (...)
Fonte: ASSIS, M. Contos de amor e ciúme. Rio de Janeiro: Rocco, 2008, p. 71.

A regra que determina a concordância do verbo “voltar” no texto é a mesma que se aplica em: a. b. c. d. e. Cerca de vinte pessoas faltaram à votação hoje. 1% dos alunos não aprendeu nada na aula. Tanto o irmão quanto a irmã sentiam falta do pai. Rodrigo era um dos alunos mais bonitos da escola.A maioria dos casos de fuga ocorre por causa de maus tratos.
3

CGE 2052

Os textos abaixo se referem à questão 4. Texto I “Só o desejo inquieto, que não passa Faz o encanto da coisa desejada... E terminamos desdenhando a caça Pela doida aventura da caçada.” Texto II “O vendedor dirigindo-se ao patrão que tinha os olhos brilhantes vendo a loja cheia de clientes: – Parece que hoje nós...
tracking img