Prova petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1

4

7

10

13

16

19

(Querida, enfim encontramos um pedaço do céu na terra, do jeito que a gente sempre sonhou. Aqui o ar realmente existe, dá até pra pegar. Ai, o verde, as árvores são verdes, o rio é verde, o céu, a terra, o Sol, As borboletas, as pessoas, tudo verde E você nessa paisagem fica tão linda. Venha cá, me dê um beijo, tire a máscara e medê um beijo). Nuvens de enxofre Ver do mangue o entardecer E sobre o oleoduto Nosso amor vai arder Nuvens de cinza Cheiro de gás Lua de mel Sons de sirene, como um sino a soar E no embalo das tosses Um mutante a cantar Paira poeira, pára o pulmão Numa lua de mel Em Cubatão.

  

O fenômeno ambiental a que se refere a linha 14 pode ser causado pelo monóxido de carbono. O complexo descritoem lua de mel deveria possuir um plano de emergência individual. A situação ambiental caracterizada na linha 16 pode ser objeto de atenção de profissionais da área de saúde coletiva, e pode ser também enquadrada na Lei n.º 9.605/1998. A música apresentada pode ser adotada em práticas educativas, consoante com a Lei n.º 9.795/1999. A música apresentada pode contribuir para o alcance dos objetivosgerais do capítulo 36 da Agenda 21, com enquadramento em pelo menos dois dos três programas descritos no referido capítulo.

 

Com base nos trechos da letra de música acima, Lua de Mel, composta pelo grupo Premeditando o Breque e inspirada na problemática ambiental de Cubatão – SP, julgue os itens a seguir.
  

A toxicidade de um hidrocarboneto líquido depende em grande parte desua composição e de suas características físicas. A partir dessa assertiva, e considerando misturas de hidrocarbonetos líquidos A, com concentrações elevadas de frações alifáticas de alto peso molecular de C16 a C25, e B, com concentrações elevadas de benzeno ou de fração aromática de C8 a C16, julgue os itens seguintes.


A localidade descrita na música está situada em região de planalto deformações basálticas. A caracterização do ar, na linha 3, pode sugerir formação de névoa relacionada com a presença de NH3. As ações descritas na linha 8 são mais aconselháveis quando a temperatura do ar e a altura estiverem positivamente correlacionadas. Os dióxidos do elemento químico mencionado na linha 9 devem ser medidos pelo método da pararonasilina. O ecossistema citado na linha 10 éconsiderado área de preservação permanente pelo Código Florestal Brasileiro. A presença do ecossistema citado na linha 10 indica que a zona costeira é marcada por uma formação arenosa retilínea ao longo do litoral, sem a presença de estuários ou reentrâncias. A construção do artefato descrito na linha 11 só é possível após a obtenção da licença de operação. A construção de “oleoduto” (R.11) em área demanguezais torna obrigatória a compensação ambiental. O céu caracterizado na linha 13 deve-se à emissão de metano pelas chaminés das indústrias. Em Lua de Mel, o ambiente assemelha-se a pólos e distritos industriais onde os poluentes, concentrados em uma região geográfica limitada, podem interagir uns com os outros, agravando os malefícios à saúde. Ambientes semelhantes ao descrito para a lua demel constituem, em geral, exemplos de problemas ambientais causados, entre outras razões, por uma estratégia de política pública voltada para atrair indústrias para a localidade, em troca de vantagens fiscais e infra-estrutura básica oferecida pelo Estado.
   

Para fins de tomada de decisão, o diagnóstico de contaminação por petróleo e derivados fundamenta-se apenas em análises químicasde hidrocarbonetos totais de petróleo (HTPs). A presença do etanol na gasolina pode aumentar a solubilidade dos compostos benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos (BTEX) e retardar processos de biodegradação. Misturas do tipo A possuem, em geral, maior potencial para causar danos à saúde humana que misturas do tipo B. O meio ambiente pode reduzir a toxicidade de hidrocarbonetos, mediante a...
tracking img