Prova microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIRA PROVA INTERMEDIÁRIA – FUNDAMENTOS DE MICROECONOMIA

1.

Como o advento dos carros bicombustíveis, alguns motoristas enfrentam, cotidianamente, um dilema entre abastecer seus carros com álcool ou com gasolina, como se refere o seguinte trecho da reportagem abaixo, publicada no caderno Economia do jornal Correio Braziliense. Gasolina vence álcool em Brasília Com a disparada dos preçosdo álcool nas bombas, os donos de carros bicombustíveis devem fazer as contas com cuidado na hora de abastecer. De acordo com uma pesquisa (...), encher o tanque com gasolina é mais vantajoso em, pelo menos, 15 estados e no Distrito Federal. (...) (...) Segundo os especialistas, por ser um combustível que rende menos, o álcool deve custar no máximo entre 60% e 70% do valor da gasolina para servantajoso ao motorista. Como se interpreta, nesse contexto, o princípio: “Os agentes econômicos respondem a incentivos”.

2.

(PROVÃO 2001, nº 7) Milton Friedman, prêmio Nobel de Economia, defende que a fixação do salário mínimo, embora tenha uma clara dimensão normativa, pode ser discutida no campo da economia positiva. a. Em que consiste a distinção entre economia positiva e economia normativa?b. Dê exemplos de afirmações positivas e normativas associadas à fixação do salário mínimo.

c.
3. Leia com atenção os trechos da reportagem seguinte, publicada no caderno Economia do jornal O Estado de S. Paulo em 28/4/05, e responda aos itens subsequentes: Bush quer mais refinarias para conter a alta no preço dos combustíveis (...) (...) O pedido de Bush foi mal recebido pelos grupospreservacionistas. (...) o presidente ‘está propondo uma política energética obsoleta, que depende de tecnologias do século passado’ (...) ele deveria exortar os americanos a gastar menos combustíveis e lutar pelo melhor aproveitamento dos derivados de petróleo’. a) Interprete a seguinte assertiva: “As pessoas enfrentam tradeoffs”.

b) Identifique o importante tradeoff associado à situação abordadapelo excerto acima.

4.

(Técnico Pericial em Economia do MPU) No gráfico a seguir, a curva de possibilidades de produção de uma economia é representada pela linha cheia ligando os pontos A e B. O deslocamento da curva para a posição ocupada pela linha interrompida que liga os pontos A e C é compatível com a causa seguinte:

a. b. c.

Progresso tecnológico aplicável à produção dos dois bens,mantidas constantes as dotações dos demais recursos produtivos. Redução da dotação de um dos recursos aplicáveis à produção do bem Y, mantidas constantes as dotações dos demais recursos aplicáveis à produção dos bens X e Y. Progresso tecnológico aplicável exclusivamente à produção do bem Y, mantidas constantes as dotações dos demais recursos aplicáveis à produção dos bens X e Y.

d.

Reduçãoda dotação de um dos recursos aplicáveis à produção do bem X, mantidas constantes as dotações dos demais recursos aplicáveis à produção dos bens X e Y. e. Progresso tecnológico aplicável exclusivamente à produção do bem X, mantidas constantes as dotações dos demais recursos aplicáveis à produção dos bens X e Y.

5. No ano de 2005, o emprego de fatores de produção da indústria brasileira atingiu82% da
capacidade total. Considere que a indústria nacional produza essencialmente bens de consumo (eixo representado pela letra C nos gráficos) e bens de capital (eixo representado pela letra K nos gráficos) e que, em 2005, os fatores de produção disponíveis foram alocados para a produção em ambos os setores. Sabendo que os gráficos abaixo representam a curva de possibilidades de produção (CPP)do setor industrial brasileiro e os pontos assinalados indicam a situação da indústria nacional em 2005, assinale a alternativa cujo ponto e cujo gráfico melhor representam o nível produtivo desse setor no ano em questão.

6.

(MPOG 2009) Os produtos X e Y são produzidos em determinado país empregando-se apenas a mão de obra local. Em um dia, cada trabalhador é capaz de produzir 3 unidades...
tracking img