Prova inss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTOS BÁSICOS
A história do Acre começou a se definir em 1895, quando uma comissão demarcatória foi encarregada de estabelecer os limites entre o Brasil e a Bolívia, com base nos Tratado de Ayacucho, de 1867. 5 No processo demarcatório foi constatado, no ponto inicial da linha divisória entre os dois países (nascente do Javari), que a Bolívia ficaria com uma região rica em látex, naépoca ocupada por brasileiros. Depois de reconhecida legalmente a fronteira 10 Brasil–Bolívia, em 12 de setembro de 1898, a Bolívia quis tomar posse da região então ocupada por seringueiros brasileiros, na vila de Xapuri. Os brasileiros não aceitaram e obrigaram os bolivianos a se retirar da região.
1

8. A substituição do segmento ―Embora não tenha‖ (l.2) por Apesar de não ter não prejudica acorreção gramatical do período. 9. Os travessões, nas linhas 3 e 4, podem, sem prejuízo para o texto, ser substituídos por parênteses. 10. Na linha 7, as vírgulas após ―Acre‖ e ―Branco‖ justificam-se por isolar aposto.
1 Chico juntou-se aos seringueiros na luta contra os inimigos da Amazônia, que derrubavam a mata para produzir pastagens de gado. Mas não foi só. Para tornar-se um dos maioresdefensores da Amazônia, ele incorporou uma espécie de faro político justo: criticou a construção de hidrelétricas, a contaminação de rios pelo mercúrio dos 7 garimpos e o corte industrial da madeira. 9 Por intermédio da boa política de Chico Mendes, o governo demarcou 150 mil hectares de floresta, espaço conquistado para cinco reservas extrativistas. 12 É de Chico Mendes o Prêmio Global 500 anos, e ele, oúnico brasileiro a recebê-lo da ONU.

Internet: (com adaptações).

Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem. 1. Estaria igualmente correta a redação a se retirarem em lugar de ―a se retirar‖ (l.13). 2. A substituição de ―se definir‖ (l.1) por ser definida não prejudica a correção gramatical e a informação original do período. 3. A forma verbal ―ocupada‖ (l.8) está no femininosingular para concordar com o antecedente ―Bolívia‖ (l.7). 4. O emprego do futuro do pretérito em ―ficaria‖ (l.7) justifica-se por se tratar de uma idéia provável no futuro. 5. O termo ―então‖ (l.11) está empregado com sentido temporal.

Idem, ibidem.

Com base no texto acima, julgue os próximos itens. 11. Em ―recebê-lo‖ (l.13), a forma pronominal ―-lo‖, importante para a coesão do texto,retoma o antecedente ―Prêmio Global 500 anos‖ (l.12). 12. Em ―aos‖ (l.1), há uma preposição e um artigo definido masculino plural. 13. O emprego da vírgula após ―Amazônia‖ (l.2) justifica-se por isolar oração coordenada conclusiva. 14. A inserção do segmento essa a atuação de Chico Mendes logo após ―só‖ (l.3) não prejudica a informação do texto. 15. Em ―tornar-se‖ (l.3 e 4), o pronome ―se‖ indicaindeterminação do sujeito. 16. A palavra ―faro‖ (l.5) está sendo empregada no sentido figurado ou conotativo e significa, no contexto, instinto, perspicácia.

Chico Mendes hoje é considerado um ícone da luta em defesa da Amazônia. Embora não tenha tido nenhuma educação formal — só aprendeu a ler aos 20 anos de idade —, Chico Mendes conheceu muito bem o valor da terra amazônica, afinal, morreu paradefendêla. 6 Xapuri, importante município a 150 quilômetros da capital do Acre, Rio Branco, foi o principal cenário de atuação de Chico Mendes, onde ele ajudou a fundar o sindicato dos trabalhadores da cidade, muito significativo na defesa da região.
1

Idem, ibidem.

Com referência ao texto acima, julgue os itens a seguir. 6. O acento na palavra ―amazônica‖ justifica-se porque todas asparoxítonas terminadas em ―a‖ devem receber acento gráfico. 7. A palavra ―ícone‖ (l.1) está sendo empregada no sentido de símbolo, emblema.

O Brasil é campeão mundial em agrobiodiversidade. Estima-se que somente a Amazônia detenha mais de 25% da biodiversidade vegetal e animal do planeta. O tema é sempre atual, pois esse imenso patrimônio genético pode estar em perigo com o avanço das fronteiras...
tracking img