Prova- independência do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – 3° BIMESTRE - 7º D

Nome: N°

01. Com a vinda da família real para o Brasil em 1808, por conta do Bloqueio Continental, uma série de medidas, que foram decisivas para oprocesso de independência do Brasil, foram adotadas. Dê exemplos.(2,0)

02. “A Independência brasileira é fruto mais de uma classe do que da nação tomada em seu conjunto”

(Caio Prado Jr.)Indique a alternativa que justifica e complementa o texto. (1,0)

(A) A independência foi liderada pelas camadas populares e foi acompanhada por profundas mudanças sociais, como o término da escravidão noBrasil.

(B) O movimento de independência foi uma ação da elite, preservando seus interesses e privilégios. De tal forma, não houve mudanças profundas para as classes sociais menos favorecidas eescravos.

(C) Os vários segmentos sociais, elites, pequenos comerciantes e escravos, uniram-se em função da longa guerra de independência.

03. Com o processo de Independência, o Brasil, adquiresua primeira dívida externa, advinda de empréstimos da Inglaterra. Com relação a isso, assinale (F) para as afirmações falsas e (V) para as verdadeiras. (2,0)

( ) A Inglaterra sai em prejuízo com aIndependência do Brasil, já que deixa de tributar com os produtos comercializados na antiga colônia portuguesa.

( ) Com o empréstimo adquirido da Inglaterra, o Brasil, paga uma indenização de 2milhões de libras esterlinas para que Portugal reconheça sua independência.

( ) Em troca do empréstimo, a Inglaterra exige que suas mercadorias sejam vendidas no Brasil com menos impostos, tornando oBrasil dependente economicamente.

( ) Portugal foi o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, e fez isso sem que recebesse qualquer favor, pois tinha seus interesses em talacontecimento.

04. Tomada por suas desigualdades, a Constituição de 1824 estava longe de cumprir qualquer ideal de igualdade entre a população brasileira. O imperador tinha amplos poderes em suas mãos e...
tracking img