Prova final teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ITG – INSTITUTO TEOLÓGICO GAMALIEL
DEPARTAMENTO ACADÊMICO
CURSO BACHARELADO
NOME DO ALUNO: EDUARDO MOTA DO NASCIMENTO

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS


1. Explique o significado de “coar o mosquito” de acordo com o contexto
Histórico ou panorama bíblico. (Panorama Bíblico).
R- Jesus estava fazendo uma advertência quanto ao comportamento dos Escribas e Fariseus que davam mais importânciaa fatos de pequena relevância do que importarem-se com o que era realmente relevante para o Reino de Deus.

2. Faça um breve Resumo sobre a revelação do caráter do Eterno no
Pentateuco. (Pentateuco).
R- No Pentateuco o caráter de Deus se revela especialmente em sua obra de salvação. Começa com uma promessa em Genesis 3.15 em que Deus revela um Salvador para solucionar o grave problema dahumanidade perdida, demonstrando em seguida como a reelação é progressiva, preparando o homem para receber seu Redentor. Enquanto o mundo á volta de Moisés era politeísta, permanecendo na idolatria, Moisés com ousadia escreve sobre o único Deus supremo, uno e trino criador dos céus e da terra, revelando seu caráter santo, bondoso, justo, onipotente, onisciente e pai.

3. Qual, a seu modo de ver,deveria ser a melhor maneira de fazer um apelo final em um sermão.(Homilética).
R- Enfatizando a necessidade da aceitação pública do plano de Salvação de Cristo Jesus, de maneira discreta, sem constrangimentos ou ofensas.

4. De que maneira se diz que a Igreja é a Instituição sobre a terra a qual Jesus
mais ama? Efésios 5:25 até 27. Comente com suas palavras.( História da
Igreja).
R- Os versosda referência mostram claramente que o amor de Cristo por sua igreja é incondicional, tendo ele sacrificado a sí próprio para ama-la e servi-la, sem reservas quanto ao preço do sofrimento.
Um amor incondicional ao ponto de aceitar a morte na cruz do calvário, para salvar a sua igreja e também para santificá-la.

5. Em Is 53:2 diz: "... não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para
ele,nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos". Explique este texto
sobre a “beleza” do Messias nesta passagem. (Profetas Maiores.)
R- O livro de Isaías está repleto de mensagens proféticas anunciadas por meio de metáforas, assim sendo, o verso em questão busca enfatizar que JESUS não atraia as pessoas pelo seu aspecto fisionômico e sim pelas suas palavras, ensinamentos e milagres realizados.6. Qual é o sentido correto da palavra “soter” – Qual é seu significado?(Soteriologia)
R: Salvação, libertação

7. Como os antigos gregos supunham que a vida havia surgido? Cite
exemplos. (Geografia Biblíca).
R- para os Gregos o inicio da criação foi o “caos” e este gerou ÉREBO (a parte mais profunda dos infernos) e NYX (Deusa da noite). Estes fizeram nascer o ÉTER (ar) e HEMERA (o dia).Depois GAIA (terra) tornou-se a base em que todas as vidas tem origem, URANO (céu) casou-se com GAIA, dando origem a todas as criaturas (Titãs, deuses e homens)


8. Os Evangelhos muitas vezes apresentam diferenças entre si, diferenças que
não chegam a ser contradições propriamente ditas, como exemplo citamos a
morte de Judas Iscariote, que em Mateus 27:5 diz que se enforcou, enquanto
queLucas em Atos relata que ele se jogou de um barranco e se partiu ao
meio (Atos 1:18). Qual é a versão correta, ou como se pode conciliar as
narrativas, ou os críticos tem razão ao supor que a Bíblia tem
contradições? (Os Evangelhos).
R:Creio ser a razoável considerarmos que o enforcamento em uma árvore a beira de um penhasco foi a “causa mortis”, e a queda com o consequente rompimento dotórax, teria sido um ato contínuo, tendo em vista que o suicídio teria ocorrido em um sábado,(dia de descanso) e o corpo permanecido ali, por tempo indeterminado. Possivelmente, pelo processo natural de putrefação da matéria orgânica, o corpo poderia ter se desprendido da corda ou o galho ter se partido pelo excesso de peso, fazendo com que houvesse a queda ao solo, o rompimento das entranhas....
tracking img