Prova economia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia das Empresas - UVB

Aula 15 O Ambiente de Competição e a Estratégia Competitiva
Objetivos da Aula
Conhecer as estratégias da evolução da indústria e de que maneira ela utiliza este conhecimento para ganhar posicionamento de mercado, e que expediente é utilizado para formar barreiras para a entrada de novos concorrentes A análise estrutural nos fornece uma base para a compreensão dasforças competitivas operando em uma indústria e que são decisivas para o desenvolvimento da estratégia competitiva. É claro, entretanto, que as estruturas das indústrias se modificam, freqüentemente de formas fundamentais. As barreiras de entrada e a concentração vêm aumentando de maneira significativa na indústria de cerveja brasileira, por exemplo, e a ameaça de substitutos cresceu a tal pontoque está colocando os produtores em situação difícil. A evolução da indústria assume uma importância decisiva para a formulação da estratégia. Ela pode aumentar ou diminuir os atrativos básicos de uma indústria como uma oportunidade de investimento, e quase sempre exige que a empresa faça ajustes estratégicos. Entender o processo de evolução da indústria e ser capaz de predizer as mudanças sãocoisas importantes, porque o custo de reagir estrategicamente aumenta, em geral, quando a necessidade de mudança se torna mais óbvia e a vantagem da melhor estratégia é maior para a primeira empresa a selecioná-la.

Faculdade On-line UVB

124

Economia das Empresas - UVB

Nesta aula, apresentaremos instrumentos analíticos para a previsão do processo de evolução em uma indústria e para acompreensão de seu significado para a formulação da estratégica competitiva.

Conceitos básicos na evolução da Indústria
O ponto de partida para a análise da evolução da indústria é a metodologia da análise estrutural. As mudanças na indústria terão importância estratégica caso possam afetar as fontes básicas das cinco forças competitivas; ou seja, as mudanças são importantes somente no sentidotático. O método mais simples para análise da evolução é fazer a seguinte pergunta: Por exemplo, será que algumas das tendências da indústria envolvem um aumento ou uma diminuição nas barreiras de mobilidade? Um aumento ou uma diminuição do poder relativo dos compradores ou fornecedores? Se estas perguntas forem feitas de uma forma disciplinada para cada força competitiva e para as causas econômicasque a fundamentam, o resultado será um perfil das questões importantes na evolução de uma indústria. Embora este método específico para a indústria seja o ponto de partida, ele pode não ser suficiente, porque nem sempre está claro que mudanças estão ocorrendo atualmente na indústria, muito menos que mudanças irão ocorrer no futuro. Dada a importância da capacidade de prever a evolução, éinteressante ter algumas técnicas analíticas que irão ajudar a antecipar o padrão das mudanças, que podemos esperar que ocorram na indústria.

Ciclo de vida do produto
O mais antigo dos conceitos para prever o curso provável da evolução da indústria é o conhecido ciclo de vida do produto. A hipótese é que a indústria atravessa várias fases ou estágios – introdução, crescimento, maturidade e declínio.Estes estágios são definidos por pontos de modulação no índice de crescimento das vendas da
Faculdade On-line UVB

125

Economia das Empresas - UVB

indústria. O crescimento da indústria segue uma curva em forma de S, devido ao processo de inovação e difusão de um novo produto. A fase introdutória horizontal de crescimento da indústria reflete a dificuldade de superar a inércia do comprador eestimular os testes do novo produto. O crescimento rápido ocorre quando muitos compradores se precipitam no mercado, tão logo o produto prove seu sucesso. A penetração dos compradores em potencial do produto é finalmente alcançada, fazendo com que o crescimento rápido estacione e nivele-se a um nível básico de crescimento do grupo de compradores relevantes, Finalmente o crescimento decrescerá...
tracking img