Prova de prático 2006

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Diretoria de Portos e Costas
1 Associe os termos náuticos da coluna A) com a coluna B), com relação aos termos náuticos referentes aos cabos e sua manobra, de acordo com Maurílo M. Fonseca, no livro Arte Naval: COLUNA A 1) Desgurnir 2) Desengastar 3) Engasgar 4) Enrascar 5) Recorrer COLUNA B ( ) Retirar cocas. ( ) Desfazer uma coca que tenha mordido no gorne de um poleame. ( ) Deixar que arriemos cabos ou a amarra para aliviá-los. ( ) Embaraçar cabos entre si, de modo a impedi-los de trabalhar regularmente. ( ) Passar um cabo por um gorne ou retorno, impedindo-o de correr. ( ) Tirar os cabos de laborar dos lugares onde estão trabalhando.

(a) (1) (-) (3) (5) (4) (2) (b) (-) (2) (5) (4) (3) (1) ( X ) (c) (2) (4) (1) (-) (5) (3) (d) (5) (3) (2) (1) (-) (4) (e) (2) (5) (-) (3) (1) (4) 2Bandeira retangular nas cores preto, amarelo, azul e encarnado em quatro triângulos, formados pelas diagonais, sendo preto o triângulo junto a tralha, amarelo, o superior, azul o da extremidade e encarnado o inferior, de acordo com o Código Internacional de Sinais (CIS), significa: (a) Embarcação se dirigindo para um perigo. (b) Embarcação deve suspender a execução do que está fazendo e observaros sinais a serem mostrados. (c) Embarcação deve parar imediatamente. (d) Embarcação solicitando rebocador. ( X ) (e) Embarcação solicitando assistência médica.

3
Na interpretação de uma carta sinótica de pressão ao nível do mar, o navegante identifica em uma região de ocorrência de cavado, no oceano Atlântico Sul, uma área com vento forte de SW, quando observa-se, de acordo com Lobo e Soares,no livro “Meteorologia e Oceanografia”, as seguintes características: (a) Na circulação de ar frio, configuração isobárica com estreito espaçamento. ( X ) (b) Circulação anticiclônica do oceano para a costa. (c) Circulação horizontal com isóbaras paralelas. (d) Circulação de ar quente com acentuado gradiente horizontal de pressão. (e) Circulação horária com isóbaras retilíneas em longa pista.

1 Diretoria de Portos e Costas 4
O Prático Roberto Carlos estava navegando em um rio quando avistou uma sinalização náutica instalada na margem direita, com as seguintes características: cruz na cor preta em um painel quadrangular na cor laranja, com o braço horizontal visivelmente mais fino. De acordo com a publicação da DHN denominada Lista de Sinais Cegos, a referida sinalização náutica éum sinal de recomendação para: (a) navegar junto a margem. (b) navegar no meio do rio. (c) reduzir velocidade. (d) mudar de margem. (e) indicar apreciável tráfego entre as margens. ( X )

5
O Prático Sacramento, da asa do passadiço do navio mercante, observou o movimento turbulento da água nas proximidades do casco, em uma camada limite que aumenta em extensão, a partir da proa para a popa.Sacramento percebeu que existe algum tipo de troca de energia entre o casco e o meio fluido. Esta energia é suprida pelo sistema propulsivo do navio. Sacramento compreendeu que mantendo a rotação e velocidade do navio, em um canal varrido, podia verificar a presença de correntes longitudinais, conforme a camada limite se alargava ou se estreitava. Sacramento, então, passou a fazer uso constante dessaobservação em suas manobras. A força de resistência observada por Sacramento é: I) II) Residual. Proporcional ao volume de carena.

III) Friccional. IV) Equivalente a 50% da resistência total do navio, quando em baixas velocidades. Considerando as opções acima, assinale a alternativa correta: (a) Apenas as afirmativas I), II) e III) são verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas I) e III) sãoverdadeiras. (c) Apenas as afirmativas II) e IV) são verdadeiras. (d) Apenas a afirmativa III) é verdadeira. ( X ) (e) Apenas a afirmativa IV) é verdadeira.

2

Diretoria de Portos e Costas
6 Coloque (F) falso ou (V) verdadeiro nas afirmativas abaixo, em relação a propulsores e sistemas de governo empregados em rebocadores, de acordo com o livro “Tug Use in Port”, recomendado pela Circular da...
tracking img