Prova de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fonte: ENANPAD 1998, Foz do Iguaçu-PR (área temática – Administração da Informação ~16)

O Ensino à Distância pela Internet: Conceito e Proposta de Avaliação

Autores: Ricardo Teixeira Veiga, Alexandre Inácio de Moura, Carlos Alberto Gonçalves e Francisco Vidal Barbosa

Resumo

O desenvolvimento da Internet oferece novas oportunidades de prestação de serviços, como o comércio eletrônicoe o ensino à distância (EAD). Neste trabalho, apesar das diversas tecnologias disponíveis, limitamo-nos a abordar o EAD pela Internet, que, em suas formas mais sofisticadas, pode ser caracterizado pela interação em tempo real, utilização de recursos multimídia (imagens, sons e texto) e sala de aula virtual. Para avaliar a qualidade de um curso à distância pela Internet, do ponto de vista dosparticipantes, foi sugerido um questionário, baseado na escala SERVQUAL (Parasuraman, Zeithaml e Berry, 1988). O questionário, enviado e respondido por e-mail, foi remetido a 196 alunos de um curso da linguagem de programação C, promovido pela UFMG[1], obtendo-se taxa de respostas de cerca de 11%. A análise dos dados coletados indica que uma adaptação da escala SERVQUAL pode contribuir para aelaboração de um instrumento útil para a avaliação da qualidade do ensino à distância. Mas é preciso obter amostras maiores, que possibilitem uma investigação rigorosa das propriedades psicométricas da escala proposta. Além disso, a realização de pesquisas pela Internet é uma alternativa promissora, mas requer cuidados especiais na escolha de editores de texto, controle de vírus e manutenção de listas deendereços eletrônicos atualizadas.

1. Introdução

O desenvolvimento das tecnologias de informação propiciou o desenvolvimento de novas alternativas de ensino à distância (EAD), que vêm sendo pesquisadas e praticadas em universidades e empresas. Por exemplo, no Brasil, empresas de telecomunicações como a TELEMIG e operadoras de TV a cabo, como a KTV de São Paulo, estão implementando salas deaulas virtuais, geralmente trabalhando de forma autônoma, sem o apoio de universidades ou de outras instituições de ensino (Moura, 1998). Por outro lado, nas universidades públicas, vêm-se constituindo grupos de estudo de EAD, como o GAVINA criado pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG, enquanto outros núcleos já estão promovendo cursos pela Internet (Centro de Pesquisa e Desenvolvimentoem Engenharia Elétrica da UFMG).

Ives e Javenpaa (1996) observam que se está construindo uma Nova Infra-estrutura Intelectual, caracterizada por:

Comunidades virtuais de aprendizado - com a diminuição da interação física entre alunos e os professores, eliminando necessidade de deslocamento, baixando custos e aumentando a conveniência e a flexibilidade. Além de se ignorarem diferençasde horário e distâncias geográficas, os estudantes envolvidos nos grupos virtuais podem ser agrupados conforme aptidões e interesses, ao mesmo tempo que podem usufruir dos benefícios da heterogeneidade de culturas e experiências.
2. Mais orientação do que ensino - com os instrutores desempenhando mais o papel de facilitadores do que de especialistas, pois os cursos serão menos estruturados e maispersonalizados, cabendo aos próprios alunos cuidar de sua instrução.
3. Aumento no número de certificações de instituições não acadêmicas para realizarem serviços de treinamento à distância.
4. “Disseminação just-in-time do conhecimento”, conforme o ritmo da demanda.
5. Globalização dos serviços de educação, originários de todos os continentes.
6. Competição aberta resultante da diversidade deopções.
7. Destaque dos aspectos visuais em relação aos aspectos textuais..
8. Integração de conceitos aprendidos com contextos de aprendizagem.

Os autores ressaltam que a sobrevivência das universidades, enquanto instituições de ensino, demanda o desenvolvimento de maior competência no uso da tecnologia da informação e nas novas tecnologias de EAD. Para eles, as instituições que...
tracking img