PROVA DE GEOGRAFIA

Páginas: 7 (1503 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Aluno(a): N.º
Professor: ADALGÍSIA7º ANO Turma: Data: / / Nota:
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA
O1. Leia com atenção e responda as questões:
O Brasil é considerado um paísindustrializado, ao mesmo tempo em que ocupa um dos primeiros lugares em produção agrícola e pecuária A pecuária exerce uma grande relevância nas exportações brasileiras, além de abastecer o mercado interno. É uma atividade econômica desenvolvida em áreas rurais que consiste na criação de animais (como o gado) com o objetivo de comercializá-los, suprindo assim as necessidades da família do criador. No casodos bovinos, além da carne, são extraídas outras matérias-primas, como o couro (produção de calçados), pele (vestuário), ossos (fabricar botões) e muitos outros. Fundamentalmente, a atividade em foco é ligada à criação de gado (bovinos), embora seja considerada também a produção de suínos, aves, equinos, ovinos, bufalinos. Esse ramo tem como responsabilidade principal disponibilizar para o mercadoalimentos como carne, leite e ovos, base da dieta humana. Essa atividade está dividida em dois tipos, a pecuária de corte e de leite, ambas podem ser desenvolvidas de duas formas, a pecuária intensiva e a extensiva. a) Defina a atividade econômica Pecuária. b) Explique como se desenvolve a pecuária intensiva.c) Explique como se desenvolvi a pecuária extensiva.
02.Existe, em diversos países do mundo, um sistema de criação que é feito em amplas áreas cercadas, onde o gado é solto para se alimentar da pastagem natural ou dos restos de cultura, após a colheita das mesmas. Qual a denominação que é dada, em Geografia Agrária, a esse tipo de criação?a) Pecuária intensiva b) Pecuária ultraextensivac) Pecuária extensiva d) Pecuária ultraintensiva
03. "Nós, os seringueiros, não queremos transformar a Amazônia num santuário, o que nós não queremos é a Amazônia devastada. E aí se pergunta: qual é a proposta que vocês têm? E nós então começamos adiscutir além da questão da luta contra o desmatamento, nós começamos a apresentar a proposta alternativa para a conservação da Amazônia. Estas propostas se baseiam hoje na criação das reservas extrativistas. Os seringueiros não se interessam e nem querem o título de propriedade, nós não queremos título nenhum e nem ser donos da terra, o que nós queremos é que a terra seja de domínio da União e deusufruto para os seringueiros, e dos habitantes da floresta."
(MENDES, Chico. "A Luta dos Povos da Floresta". Terra Livre nŽ 7, 1990. p.10-11.)
O comentário anterior, de Chico Mendes, permite afirmar que:
a) O interesse dos seringueiros é transformar a Amazônia num Santuário.
b) Os seringueiros limitam-se a discutir a questão do desmatamento da Amazônia.
c) Aos seringueiros interessam asreservas extrativistas com o título de propriedade das mesmas.
d) Os seringueiros querem que a terra seja de domínio dos povos da floresta.
e) Aos seringueiros interessam as reservas extrativistas com usufruto para eles e para os povos da floresta.
04. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso): ( ) Extrativismo mineral é a atividade econômica pela qual se retiram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prova Geografia
  • prova de geografia
  • prova de geografia
  • Prova de Geografia
  • prova de geografia
  • Prova de Geografia
  • Prova de geografia
  • geografia prova

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!