Prova de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(UNEB BA)
A China salvou o mundo da recessão no ano passado e neste, assim como os Estados Unidos salvaram a Europa das guerras fratricidas do século passado. [...] Em 2010, a China deve superar o Japão, tornando-se a segunda maior economia do planeta. Em 2030, ultrapassará a dos Estados Unidos. [...] Seu modelo não é imitável, mas funciona. Ele se baseia em uma economia mista, fortementeplanejada, com baixos salários e um numeroso exército de reserva de trabalhadores formado por uma população, se não educada, pelo menos educável e atavicamente disciplinada.
(A CHINA..., 2009, p. 192).

1) A economia mundial adquiriu características globais, o que determina que uma situação ocorrida em um determinado país, possa ter repercussões na economia de todo o planeta e reflita no cotidianodas pessoas ao redor do mundo, como se verificou durante a:
A) crise do socialismo real, resultante das pressões econômicas dos Estados Unidos, que provocou o fim da União Soviética e fez da China o último reduto do socialismo no mundo.
B) desagregação do Estado de Bem-Estar Social, consequência dos gastos excessivos com a Segunda Guerra Mundial, que obrigou os países europeus a reduziremseus investimentos na área social a fim de reduzir o déficit público e recuperar sua importância política no Ocidente.
C) Crise de 1929, consequência da aplicação do Plano Marshall, no contexto da Guerra Fria, que provocou forte recessão mundial e a necessidade de acirramento de medidas de caráter liberal, para amenizar seus efeitos mundiais.
D) desagregação dos países do Leste Europeu, comodesdobramento da dissolução do socialismo, que provocou o desemprego em massa e a retomada de movimentos guerrilheiros de extrema esquerda, desestabilizando o euro e abalando a confiabilidade nas Bolsas de Valores do Ocidente.
E) crise financeira, fruto do modelo neoliberal que privilegiou o capital financeiro em detrimento do capital produtivo e agravada pelo desemprego estrutural proveniente darobotização da produção industrial e da informatização do setor terciário, cujos efeitos se alastraram pelo mundo.

2)- (Unifacs BA)
A crise financeira internacional ameaça tornar-se mais aguda outra vez. Os governos, endividados com o resgate dos bancos privados em 2008, não conseguem pagar a dívida pública. Grécia e Irlanda foram os primeiros, agora Portugal e Espanha dão sinais de que podemser os próximos. Nos Estados Unidos, a situação não é diferente, o novo pacote de US$ 600 bilhões para estimular a economia e a geração de emprego demonstra que a crise continua sem solução em curto prazo. Houve um momento, em 2008, em que os governos adquiriram uma parte significativa dos grandes bancos, abrindo uma possibilidade inusitada: a estatização do sistema financeiro, política adotadapela Índia dez anos atrás. Oportunidade logo afastada pelas grandes corporações financeiras, que buscam na especulação das taxas de lucro o que não conseguem mais com investimentos produtivos. De fato, se adotarmos a teoria dos ciclos de acumulação capitalista, depois dos 30 “anos dourados” que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, as taxas de lucro vêm caindo cada vez mais. Tomando como referênciaas 500 maiores empresas, a revista Fortune mostra esta tendência: 60-69: 7,15%; 80-90: 5,30%; 90-99: 2,29%; 2000-2002: 1,32%. Sem lucros na produção, o capital se desloca para o cassino financeiro.
O custo dessa operação de resgate comandada pelos grandes bancos internacionais e operada pelos governos dos países mais industrializados é o desmonte do estado de bem-estar social, construído paraatender à pressão dos movimentos sociais nos anos 60 do século passado. A amarga receita neoliberal não foi abandonada e promove cortes nas políticas que asseguram direitos: aposentadorias, políticas sociais, reajustes de salários. Inglaterra, França e Alemanha recentemente foram fundo nas políticas de ajuste. O desemprego aumenta, os imigrantes são criminalizados. Estimativas da Organização...
tracking img