Prova de filosofia geral 29

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01- O professor José Antonio leciona filosofia no ensino médio há 5 anos. A metodologia utilizada com seus alunos é a seguinte: adota uma apostila de filosofia que ele mesmo preparou com pequenos textos de filósofos para serem estudados pelos alunos. Inicia os trabalhos com aulas expositivas e, após algum tempo, solicita que os alunos se agrupem, escolham um tema de pesquisa e preparem umaapresentação para a classe.

De acordo com a Metodologia prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais para as Ciências Humanas, especificamente para a disciplina Filosofia, o professor José Antonio

   (A) utiliza uma metodologia no ensino de Filosofia que destoa da concepção de ensino presente nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Filosofia) não garantindo as diretrizes ali propostas.(B) utiliza uma das metodologias mais empregadas pelos professores de Filosofia no Ensino Médio e atende aquilo que se espera do ensino de Filosofia de acordo com os PCNs/Ensino Médio.

(C) prioriza adequadamente, em seu trabalho docente o que lhe é costumeiro, pois esse é mesmo o melhor caminho metodológico, segundo as orientações curriculares.

(D) garante um processo de estudo daFilosofia que oferece aos alunos mais segurança e autonomia em seu desenvolvimento intelectual.

(E) cumpre integralmente o previsto nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio porque utiliza práticas pedagógicas sedimentadas na experiência de grandes educadores do passado, valorizando a tradição.



02-  ... Talvez a mais importante transformação pela qual tem passado a escola brasileira ésua enorme ampliação numérica. O ensino básico no Brasil já ultrapassou cinquenta milhões de matrículas, das quais cerca de dez milhões no ensino médio, que dobrou de tamanho em uma década. Por conta desse processo...

(Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio: Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias).

Assinale a alternativaque completa a ideia do texto acima.

   (A) Boa parte dos alunos desse Ensino Médio vem de famílias em que poucos completaram sua educação fundamental, ou seja, a escola precisa se preparar para receber adequadamente um contingente realmente novo de estudantes.

(B) As reformas implementadas em decorrência da nova legislação foram essenciais para tal ampliação.

(C) O ProjetoPolítico-Pedagógico das escolas tem se mostrado eficiente e adequado às novas realidades, pois sua adequação não depende das reformas legais.

(D) Para atender à nova realidade o importante é reforçar a transmissão de conhecimentos por meio de informações, o que garante a promoção do desenvolvimento das competências indicadas nos PCNs para o ensino de Filosofia.

(E) A disseminação de um conceito mais amploe generoso de educação depende exclusivamente de medidas oficiais.



03- Segundo Olgária Matos, na obra A filosofia e suas discretas esperanças (In: CATANI, Denice B. et. al. (org.). Docência, memória, gênero: estudos sobre a formação. São Paulo: Escrituras, 1997), outra maneira de dizer: "que não se sabe o que a filosofia é, mas que se compreende, com clareza, a que sua ausência deixa ocampo aberto" é:

(A) "Eduque todos os homens e o mal desaparecerá", como afirmou Sócrates.

   (B) "Não se pode ensinar filosofia, só se pode ensinar a filosofar", como afirmou Kant.

(C) "O conhecimento filosófico encontra-se no mundo das ideias", como afirmou Platão.

(D) "Toda a arte e toda a filosofia podem ser consideradas como remédios da vida", como afirmou Nietzsche.

(E) "Em minhabusca de respostas para a pergunta da vida, senti-me exatamente como um homem perdido em uma floresta", como afirmou Tolstoi.





04- Plotino é um 

   a) Neoplatônico 

b) Neo aristotélico

c) Epicurista

d) Estóico 

e) Cético



05- Analise os iteis abaixo.

Conhece-te a ti mesmo é uma frase de Sócrates
Sei que nada sei é uma frase de Sócrates  
Aristóteles foi...
tracking img