Prova de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: Ciências Biológicas
DISCIPLINA: Grandes Temas em Biologia

Primeira questão

Embora Charles Darwin seja considerado como o idealizador da teoria da evolução, ideias sobre evolução jáhaviam sido sugeridas ou mesmo propostas antes dele. Cite ao menos dois cientistas cujas ideias evolutivas precederam o trabalho de Darwin.

Os cientistas são Jean Baptiste Lamarck e ThomasMalthus.


Segunda questão

Qual o papel dos trabalhos de Thomas Malthus no desenvolvimento da teoria evolutiva?

A população tende a crescer mais rapidamente que a quantidade de alimentos quenecessita para sobreviver. Em outras palavras, enquanto a população cresce em progressão geométrica, os alimentos crescem em progressão aritmética.


Terceira questão

“As mutações são as únicasresponsáveis pela variabilidade genética”
A frase acima é verdadeira ou falsa? Por quê?

A frase é falsa porque as diferenças genéticas entre as populações são provocadas por mutações gênicase mutações cromossômicas, e essas diferenças são mais rapidamente distribuídas aos descendentes graças à segregação independente de cromossomos homólogos e à permutação gênica (crossing-over), quegarantem a recombinação dos genes parentais.

Quarta questão
Por que cachorros muito diferentes são considerados como raças diferentes e não espécies diferentes? Esta diferenciação (raças ouespécies) é simples?
Porque raça é uma subespécie, ou seja, são animais da mesma espécie que apresentam raças diferentes é o que acontece com os cães. Existem raças caninas que são tão diferentes quenão é possível um cruzamento de forma natural.
Raça: boxer, dobermann, dálmata.
Espécie: cachorro.

Espécie é um grupo de organismos com estrutura, funcionamento e genéticas semelhantes capazesde se reproduzir gerando descendentes férteis de ambos os sexos; enquanto raça seria a subespécie de grupos com organismos de uma mesma espécie que se desenvolvem de formas distintas por fatores...
tracking img