Prova da vunesp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo seletivo Público

040. Prova objetiva

engenheiro Pleno – engenharia elétrica

 Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 60 questões objetivas.  Confira seu nome e número de inscrição impressos na capa deste caderno.  Quando for permitido abrir o caderno, verifique se está completo ou se apresenta imperfeições. Caso haja algum problema, informe ao fiscal dasala.  Leia cuidadosamente todas as questões e escolha a resposta que você considera correta.  Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente à alternativa que você escolheu.

 A duração da prova é de 3 horas e 30 minutos, já incluído o tempo para o preenchimento da folha de respostas.  Só será permitida a saída definitiva da sala e do prédio apóstranscorrida a metade do tempo de duração da prova.  Ao sair, você entregará ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferência.  Até que você saia do prédio, todas as proibições e orientações continuam válidas.

aguarde

a ordem do fiscal Para abrir este caderno de questões.

11.11.2012 | tarde SPTR1101/040-EngPleno-EngElétrica

2

conhecimentos gerais Língua Portuguesa Leia o texto, para responder às questões de números 01 a 05. Na era da internet, com seus “rsrsrs” e as “longas” mensagens de 140 caracteres do Twitter, que lugar haveria para a retórica, a invenção dos gregos clássicos para permitir que nas democracias o bom cidadão pudesse defender seus pontos de vista falando bem?Na semana passada, o julgamento do mensalão no STF pôs em evidência os advogados dos réus. Eles foram lá exercitar sua retórica, uma vez que as peças de defesa já haviam sido escritas e enviadas aos ministros do tribunal. Os defensores, com raras exceções, saíram-se muito mal no quesito da retórica – que não é blá-blá-blá. Quando assumiu o posto de presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos,Earl Warren perguntou a um colega mais antigo em quem confiava plenamente o que ele deveria ler para conseguir escrever suas sentenças no alto nível que as circunstâncias exigiam. O colega de Warren, Hugo Black, respondeu: “Basta ler Retórica, de Aristóteles”. Sábio conselho. Com a democracia, os gregos criaram esse mecanismo de sustentação oral baseado na lógica e na honestidade de pensamento a quechamaram de retórica. Os cidadãos eram frequentemente obrigados a defender em público não apenas ideias, mas sua propriedade e até a própria liberdade. Aristóteles ensinou que persuadir uma audiência nada tem a ver com eloquência. Isso é sofisma. O que separa um cidadão grego dotado da retórica de um mero sofista? A retórica vencedora não depende do dom da oratória, mas do valor moral do orador.(Otávio Cabral e Carolina Melo. A retórica não é blá-blá-blá. Veja, 15.08.2012)

03. Assinale a alternativa contendo as palavras cujos sentidos se opõem, correta e respectivamente, aos sentidos das expressões destacadas nas frases: Com a democracia, os gregos criaram esse mecanismo de sustentação oral. Aristóteles ensinou que persuadir uma audiência nada tem a ver com eloquência. Isso ésofisma. (A) o fisiologismo; falácia. (B) a meritocracia; eficácia. (C) o elitismo; má-fé. (D) o autoritarismo; boa-fé. (E) a soberania; imprevidência. 04. Considere as seguintes afirmações: I. As aspas em “longas” (1.º parágrafo) indicam que a palavra está sendo empregada em sentido irônico. II. As aspas em “rsrsrs” (1.º parágrafo) indicam que se trata de palavra estrangeira, razão pela qual é incorretoempregá-la. III. As aspas em “Basta ler Retórica, de Aristóteles” (2.º parágrafo) indicam que se trata de uma citação. Deve-se concluir que está correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III. 05. Observe os trechos destacados em seus respectivos contextos: I. ... permitir que nas democracias o bom cidadão pudesse defender seus...
tracking img