Prova 1 sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prova sociologia 1
Questão 1
Para Durkheim, o objeto de estudo da sociologia são os fatos sociais. As instituições são fatos sociais por excelência, pois realizam as condições básicas para que um determinado fato possa ser considerado social. Assinale a alternativa abaixo que contém uma instituição, no sentido durkheimiano, e a explicação correta do porquê ela pode ser considerada umainstituição.
Alternativas
1 - A prisão pode ser considerada uma instituição, porque os indivíduos que dela fazem parte a molda à sua imagem, não pode ser considerada exterior ao individuo, pois os indivíduos a experimentam em seu interior e cada prisão é de um jeito
2 - A escola pode ser considerada uma instituição, porque há regras que devem ser seguida por todos e estas são definidas de maneiraobjetiva e existem independente das existências individuais, possuindo características comuns em uma mesma sociedade.
3 - O trabalho pode ser considerado uma instituição, pois os indivíduo podem escolher livremente seus trabalhos e, por mais que tenham regras físicas, há um espaço enorme de liberdade individual para a criação e recriação de suas normas. O inconsciente coletivo controla o trabalho.
4- Família pode ser considerada uma instituição, pois os pais podem fazer seus filhos lhe obedecerem em virtude de uma coerção externa, no entanto cada família tem um determinado comportamento em virtude dos indivíduos que dela fazem parte, portanto são interior ao indivíduo.
5 - Polícia pode ser considerada uma instituição em virtude da sua capacidade de exercer a força, cada policial secomporta de uma determinada maneira havendo um fraco elo de ligação entre eles, a polícia de cada localidade tem uma característica, sua ações não são generalizada.
Questão 2
Segundo o artigo de Renato Cancian, disponível em link da web aula1, o principal interesse de Durkheim é “desvelar os fatores que possibilitam a coesão (unidade, estabilidade) e a permanência (ou continuidade) das relaçõessociais ao longo do tempo e de gerações.”
Assinale a alternativa que demonstra quais as razões, válidas segundo o pensamento sociológico de Emile Durkheim, para que um agrupamento de indivíduo se torne uma sociedade.
Alternativas
1 - Para Durkheim, a sociedade só passa existir na medida em que a vontade individual ofereça um viés válido para existência ética da sociedade através da consciênciaindividual.
2 - A sociedade é uma criação humana individual, portanto para que um agrupamento humano torne-se uma sociedade é preciso a vontade dos membros para que estes firmem entre si um contrato social.
3 - A existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes, este consenso se assenta em diferentes tipos de solidariedade social
4- A existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de dissenso entre seus membros constituintes.
5 - A existência de uma sociedade só é possível em virtude da solidariedade, a solidariedade é entendida aqui possuindo apenas o sentido de caridade.
Questão 3
A solidariedade é um tema relevante dentro da obra de Durkheim, assinale a alternativa abaixo que expressa demaneia correta em que tipo de sociedade ocorre a solidariedade orgânica e sua definição correta.
Alternativas
1 - A solidariedade Orgânica ocorre em sociedade de tipos tribais, pois nestas sociedades a divisão social do trabalho é altamente elaborada e os indivíduos se entram em consenso em virtude de suas diferenças.
2 - A solidariedade Orgânica ocorre em sociedade de tipos tribais, pois nestassociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo.
3 - A solidariedade Orgânica ocorre em sociedades clânicas, em que há uma intensa diferenciação entre os indivíduos.
4 - A solidariedade Orgânica ocorre em sociedades capitalistas,...
tracking img