Prova 1 bcc ufabc

876 palavras 4 páginas
1-) Descreva um exemplo de funcionamento de um sistema computacional e seus componentes considerando como sistema computacional um celular e como processamento o envio de mensagens de texto (SMS). Utilize o tópico 3.3 como modelo.

R: O primeiro passo é ligar o aparelho celular, nesse instante o circuito interno é energizado pela bateria, logo após o aparelho envia um sinal para um satélite com o intuito de fazer contato com a operadora de telefônia móvel, assim estabelecendo uma conexão. O segundo passo consiste na interação do usuário com o celular, onde se executa os comandos para chegar no programa de envio de SMS do celular.
Como ultimo passo o usuário digita sua menssagem (SMS) e realizará o envio, a mensagem será criptografada pela operadora de telefônia móvel e depois será redirecionada e entregue ao destinatário.

2-) Descreva mais 2 outros exemplos de funcionamento de um sistema computacional e seus componentes. Procure ser original e criativo.

Calculadora:
O primeiro passo seria ligar seu aparelho, com bateria ou energia solar, energizando a calculadora e assim fazendo com que ela ligue sua tela e ative seus comandos, em seguida deve-se pressionar as teclas fazendo com que um comando passe pelo sistema e o numero ou operação escolhida apareça na tela. Colocando na tela o número desejado, selecione o comando de operação(+, -, x, /...) e em seguida coloque o outro número desejado e selecione a opção de resultado ( = ), assim o sistema irá efetuar o calculo e dará o resultado no mesmo instante.

Aparelho GPS;
Primeiramente o usuário conecta o aparelho a energia do automóvel(caso a bateria esteja escassa) ou deixa sua bateria ligar o aparelho, energizando-o e fazendo que ligue, em seguida executa-se o programa inserido no gps que podem ser de diferentes marcas e envia um sinal ao satélite responsável pelo programa inserido no aparelho, após manter contato a programação de rota é o passo seguinte, faz uma entrada de dados que serão processados

Relacionados