Protozoarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

PROTOZOÁRIOS – PARAZITAS

Introdução : Características do Reino Protista

O reino protista engloba uma grande variedade de organismos unicelulares (com uma única célula) e algumas formas simples de organismos multinucleares (com vários núcleos) e multicelulares (com várias células). Fazem parte também do reino protista alguns organismos eucariontes, estes seres possuem núcleoenvolto por membrana celular, DNA associado a histonas (principais proteínas que compõe a cromatina e que desempenham um importante papel na regulação dos genes) e organelas como, por exemplo, as mitocôndrias e os cloroplastos.

Recentemente foi proposto um sistema de classificação que classifica os organismos eucariotes entre um dos três principais grupos de seres vivos, ao lado do grupo dasbactérias e archae.

Teoricamente acredita-se que as organelas dos protistas descendem da evolução especializada das bactérias simbióticas, que vivem no interior das células e de outras bactérias, o que contribuiu, pelo menos em parte, com sua transição de célula procarionte (células sem membrana separando o núcleo do citoplasma) para célula eucarionte (células com núcleo organizado e separado docitoplasma por membrana nuclear).

O reino protista compreende um diversificado número de organismos. Deste reino fazem parte as algas, os protozoários e autótrofos (organismos capazes de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese ou da quimiossíntese) multicelulares ou multinucleares.

Antes do advento da bioquímica moderna e do microscópio eletrônico, estes organismos estavaminseridos dentro do reino das plantas e dos animais. 

Atualmente, sabe-se que a maior parte dos protistas teve uma evolução independente.
Classificação dos Protozoários
Tradicionalmente quatro grupos de protozoários foram reconhecidos conforme seus meios locomotores: flagelados, amebas, ciliados e formadores de esporos. Sendo assim foram agrupados em:
Rhyzopoda: deslocam-se porpseudópode, rizópodes ou axópodes (Rizópodes)
Flagellata: utilizam-se de flagelos (Flagelados)
Ciliophora: possuem cílios (Ciliados)
Sporozoa: desprovidos de aparelho locomotor,o que torna muitas espécies formas parasitárias de vida. (Esporozoários)

Doenças Causadas por Protozoários
Amebíase
A Entamoeba histolytica é a responsável pela amebíase, embora possa estar presente noorganismo sem desenvolver a doença. Esta, de período de incubação que varia entre 2 e 4 semanas, se caracteriza pela manifestação de diarréias e, em casos mais graves, comprometimento de órgãos e tecidos. É responsável por cerca de 100000 mortes ao ano, em todo o mundo. A amebíase é mais comum em regiões onde as condições de saneamento básico são precárias, uma vez que a forma de contaminação se dá viaingestão de seus cistos. Estes, liberados nas fezes da pessoa adoecida, podem se espalhar na água e vegetais que, sem a devida higienização antes de ser ingeridos, podem causar a doença. Vale pontuar que a resistência dos cistos é muito grande: podem viver cerca de 30 dias na água, e 12 em fezes frescas. Após a ingestão, no sistema digestório, estas formas dão origem a trofozoítos. Estes invadem ointestino grosso, se alimentando de detritos e bactérias ali presentes, causando sintomas brandos ou mais intensos, como diarréia sanguinolenta ou com muco e calafrios. Os trofozoítos, por meio de sucessivas divisões, podem dar origem a novos cistos, sendo liberados pelas fezes e dando continuidade ao ciclo de infecções. Podem, também, invadir outros tecidos, via circulação sanguínea. Nestasregiões, alimentam-se das hemácias ali presentes, provocando abscessos no fígado, pulmões ou cérebro. Note que, no primeiro caso, o indivíduo pode apresentar o parasita de forma assintomática, mas também sendo capaz de contaminar outras pessoas ao liberar os cistos em suas fezes: a maioria dos casos de infecção por E. histolytica se manifestam desta forma.Para diagnóstico são necessários exames de...
tracking img