Protozoarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENTOMOLOGIA FORENSE

Pode-se dizer que a Entomologia Forense é a ciência que aplica o estudo dos insetos e outros artrópodes a procedimentos legais. É dividida em três áreas principais focadas em temas que freqüentemente são alvos de litígios.

A Entomologia Urbana concentra, principalmente, as controvérsias relacionadas a cupins, baratas e outros grupos de insetos que ocorrem em ambientescriados pelo ser humano. Ações públicas ou particulares por incômodos e prejuízos, envolvendo insetos como moscas provenientes de currais e outros locais de criação de animais domésticos, são alvos desta parte da Entomologia Forense.

São bastante comuns processos judiciais devidos a incômodos causados por insetos oriundos de projetos agropecuários tais como recintos de confinamento para engordade bovinos e granjas de aves e suínos. Também casos de danos e controle ineficiente de cupins e outras pragas estruturais costumam ser numerosos. Entretanto, outros litígios não são facilmente percebidos pelos leigos como parte da Entomologia Urbana. Pacientes em hospitais ou sob cuidados de enfermeiros em casa ocasionalmente podem sofrer infestação por larvas de mosca, chamada de miíase, o quegeralmente resulta em ações por negligência. Ações por negligência contra necrotérios também ocorrem por ataque de larvas de moscas em cadáveres.

Na área da Entomologia de Produtos Armazenados e Alimentos, as disputas ocorrem por infestação de artrópodes ou partes destes em alimentos e outros produtos armazenados. Restos de insetos em cereais matinais, lagartas em vegetais enlatados e larvas demosca em sanduíches são exemplos de casos comuns na área de produtos armazenados. Ocasionalmente, consumidores tentam fraudar restaurantes e empresas “plantando” insetos ou partes de insetos em produtos adquiridos previamente. A resolução destes casos requer parecer do entomologista forense.

A Entomologia Médico-Legal ou Médico-Forense é mais comumente conhecida como Entomologia Médico-Criminaldevido à ênfase que é dada à utilidade dos artrópodes na solução de crimes que freqüentemente envolvem violência. Aborda elementos que envolvem morte de humanos, como os processos de decomposição dos cadáveres, busca de evidências a serem utilizadas durante julgamento de suspeitos e para dirimir dúvidas. Pode também ser empregada na resolução de casos de morte de não-humanos como gado e espéciesprotegidas.

A associação desta abordagem ampla com a imparcialidade das ciências biológicas faz com que a Entomologia Médico-Legal confira suporte para atividades de amplo espectro de indivíduos que incluem criminalistas, detetives, advogados, promotores, professores e estudantes universitários.

A divulgação e o emprego de métodos da Entomologia Médico-Legal no âmbito policial nacional sãoquase inexistentes. Em razão disso, dados importantes são ignorados e, conseqüentemente, informações valiosas são perdidas. Pode-se dizer que, atualmente, a perícia médico-legal se baseia, quase exclusivamente, na observação atenta das alterações macroscópicas que se sucedem na decomposição dos corpos, sujeitas a inúmeras causas de variação, umas acelerando sua sucessão e outras retardando-a.Embora a Entomologia Médico-Criminal possa abordar casos envolvendo violência ou homicídio deliberado com o uso de insetos (por exemplo, anafilaxia por ferroada de abelhas), ou acidentes de trânsito (por exemplo, desatenção ao dirigir causada pela tentativa de se evadir de uma vespa dentro de automóvel), as questões típicas abordadas por esta área envolvem a estimativa do tempo de morte (intervalopost mortem ou IPM) e menos freqüentemente a determinação do local (situs) da morte.

Em casos de maus tratos a crianças, é possível precisar o número de dias, durante os quais o bebê foi privado de cuidados de higiene, baseando–se na determinação da idade das larvas de moscas achadas nos cueiros e camas.

Em relação a entorpecentes, é possível, por exemplo, determinar a origem de pacotes de...
tracking img