Protozoários

Páginas: 6 (1371 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
Protozoários

DEFINIÇÃO:
Protozoários são microorganismos cuja classificação é feita com base nas estruturas de locomoção que eles apresentam e devido a isso foram agrupados no Reino Protista junto às algas unicelulares crisófitas, euglenófitas e pirrófitas de acordo com suas semelhanças mais evidentes. Todos são seres eucariontes, ou seja, possui núcleo celular organizado dentro de umacarioteca, a maioria são heterótrofos e comem diversos alimentos embora alguns sejam autótrofos produzem clorofila e com ela fazem a fotossíntese e assim conseguem produzir seus próprios alimentos. A maioria dos protozoários são de vida livre e aquática podendo ser encontrados na água doce, salobra ou água salgada, levam vida livre também em lugares úmidos rastejando pelo solo ou sobre matéria orgânicaem decomposição no entanto algumas espécies levam vida parasitária nos organismos de diversos hospedeiros e assim passam a maior parte da vida parasitando diversas espécies de seres vivos e dessa forma lhes causando muitas doenças. A reprodução dos protozoários geralmente é assexual acontecendo por divisão múltipla onde o microorganismo apenas se divide em cópias dele mesmo, alguns produzemesporos para se disseminarem pelo ambiente, às vezes alguns também apresentam reprodução sexual havendo nítida troca de material genético entre um micro-organismo e outro.
MORFOLOGIA:
é constituído por cerca de 65.000 espécies conhecidas, das quais 50% são fósseis e o restante ainda vive hoje; destes, aproximadamente 25.000 são de vida livre, 10.000 espécies são parasitos dos mais variados animais eapenas cerca de 30 espécies atingem o homem.
Atualmente, os Protozoários são divididos em sete filos:
Os protozoários englobam todos os organismos animais, eucariótos, constituídos por uma única célula. Quanto a sua morfologia, os protozoários apresentam grandes variações, conforme sue fase evolutiva e meio a que estejam adaptados. Podem ser esféricos, ovais ou mesmo alongados. Alguns sãorevestidos de cílios, outros possuem flagelos, e existem ainda os que não possuem nenhuma organela locomotora especializada.
Dependendo da sua atividade fisiológica, algumas espécies possuem fases bem definidas. Assim, temos:
1. TROFOZOÍTO: é a forma ativa do protozoário, na qual ele se alimenta e se reproduz, por diferentes processos.
2. CISTO: é a forma de resistência ou inativa. O protozoáriosecreta uma parede resistente (parede cística) que o protegerá quando estiver em meio impróprio ou em fase de latência. Freqüentemente há divisão nuclear interna durante a formação do cisto.
3. GAMETA: É a forma sexuada, que aparece em algumas espécies. O gameta masculino é o microgameta, e o feminino é o macrogameta.(http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/protozoarios.htm)

CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO O SISTEMA LOCOMOTOR
1. Filo Sarcodina → locomoção caracterizada pela emissão de pseudópodes, nesse filo encontra-se a ameba: fagocitose, osmose.

2. Filo Mastigophora → deslocamento por propulsão flagelar, incluem os protozoários com flagelos com organelas da fase adulta, a maioria é comensal, simbiótica ou parasita.

3. FiloCiliophora → movimentação mantida por curtas e numerosas estruturas ciliares, vivem em água doce e salgada, reproduzem assexuadamente, e também sexuadamente (por conjugação), alguns parasitas desse filo podem causar doenças como a Tricomoníase e Giardíase.

4. Filo Sporozoa → não possui apêndices locomotores, sua dispersão é realizada através de esporos, todos são parasitas e podem causa r damalária e a toxoplasmose.



(http://www.brasilescola.com/biologia/protozoarios.htm)

PATOLOGIAS
* Amebíase - se caracteriza pela manifestação de diarreias e, em casos mais graves, comprometimento de órgãos e tecidos. se caracteriza pela manifestação de diarreias e, em casos mais graves, comprometimento de órgãos e tecidos. A amebíase é mais comum em regiões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROTOZOARIOS
  • Protozoarios
  • Protozoarios
  • protozoários
  • Protozoários
  • Protozoarios
  • Protozoários
  • Protozoários

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!